Airbus A319 termina com radome amassado ao enfrentar granizo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O radome amassado do A319 – Imagem: Bill Ritter via AvHerald

Um Airbus A319 terminou seu voo com o radome (cobertura do nariz) amassado nessa segunda-feira, 6 de julho, depois de enfrentar uma região de incidência de granizo durante a descida, já próximo do destino.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A319 registrado sob a matrícula norte-americana N342NB, pertencente à Delta Airlines, quando estava realizando o voo de número DL-1076, que partiu de West Palm Beach, Florida, para Nova York La Guardia, Nova York.

O jato da Delta estava chegando ao aeroporto de La Guardia, cruzando cerca de 3000 pés (914 metros) em descida, quando a aeronave atravessou a região de granizo.

Diante da ocorrência, a tripulação decidiu desviar para o aeroporto JFK, também em Nova York, onde a aeronave pousou com segurança na pista 22R cerca de 10 minutos depois.

FlightRadar24 Voo A319 Delta Granizo Radome Amassado
O A319 aproximando-se para pouso no JFK após a ocorrência – Imagem: FlightRadar24

Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave permanece em solo no JFK até o momento da publicação desta matéria.

Apesar do nariz amassado aparentar algo grave, o radome é apenas uma proteção de material não metálico, geralmente um compósito flexível, uma vez que abaixo dele existe o radar meteorológico da aeronave, que não pode ter seus pulsos eletromagnéticos bloqueados por estrutura metálica.

Portanto, é comum que o nariz termine danificado quando se atravessa uma região de granizo que não tenha sido previamente identificada ou que não era facilmente identificável na trajetória de voo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias