A330 da China Airlines para a 10 metros do fim da pista após falha generalizada

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Aero Icarus via Wikimedia Commons

Os pilotos de um Airbus A330-300 da empresa de bandeira taiwanesa China Airlines passaram por um susto no dia 14 de junho, quando seu avião perdeu todos os principais sistemas no momento em que tocou a pista 10 de Taipei-Songshan, durante o pouso. O incidente, no entanto, foi revelado apenas agora.

Segundo o The Aviation Herald, o avião de matrícula B-18302 executou normalmente o voo CI 202 entre Xangai e Taipei. A aproximação para o pouso também teria ocorrido normalmente, no entanto, por uma razão ainda desconhecida, os três principais computadores de voo, reversores e sistemas de freio automático (auto-brake) falharam, limitando em muito o poder de frenagem da aeronave.

Como única alternativa, a tripulação teve que trocar a configuração para o modo manual e executar a frenagem com bastante esforço até conseguir parar, a 10 metros do final de pista que tem 2.600 metros de comprimento. Chovia no momento do incidente, mas é pouco provável (embora não impossível) que o evento tenha relação com isso.

Incapaz de sair da pista, um carro de pushback do aeroporto foi deslocado para remover a aeronave e levá-la até o pátio. Segundo dados do FlightRadar24, o Airbus encontra-se parado no mesmo aeroporto desde então, 20 dias após o incidente (antes disso vinha fazendo voos com frequência, mesmo em meio à pandemia).

O A330 possui 3 computadores de controle de voo, sendo um PRIM (primário) e dois SEC (secundário). Para todos os três falharem desta maneira, tem que ocorrer uma falha “catastrófica” de sistemas, ou seja, é uma circunstância extremamente rara. À imprensa local, a autoridade de aviação de Taiwan declarou que apenas uma investigação poderá indicar a causa-raiz do incidente.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias