O dia em que o A330 da TAM ‘fritou tudo’ ao pousar em São Carlos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Trazemos hoje a você leitor do AEROIN um vídeo que frequentemente volta a circular pelas redes sociais em função da impressionante imagem de um Airbus A330 da TAM “fritando tudo” ao pousar na pista da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo.

A gravação do vídeo acima foi relembrada hoje pelo portal Transponder 1200, parceiro do AEROIN no México. Ele foi publicado em fevereiro de 2014 no YouTube por Sergio Oliveira, que, a julgar por este e pelos demais conteúdos que publica, trabalha ou trabalhava na companhia aérea.

O Aeroporto Internacional Mário Pereira Lopes, de São Carlos, abriga o principal Centro de Manutenção da TAM, hoje chamada LATAM após a fusão com a LAN Chile, e possui pista de 1720 metros de comprimento.

A distância de pista é suficiente para a operação segura de aviões do porte do Airbus A330-200 da LATAM, que chegam e partem vazios e leves para a execução de manutenções no local. O local até mesmo já recebeu o Airbus A350-900 da companhia, que é ainda maior do que o A330.

Assim, embora o pouso do A330 de matrícula PT-MVM do vídeo tenha chamado atenção pela grande quantidade de fumaça gerada pela alta frenagem imposta pelo piloto, tal situação ocorreu apenas porque ele optou por parar a aeronave em uma distância curta o suficiente para já liberar a pista na taxiway vista na gravação.

Caso passasse além da pista de taxiamento, o piloto precisaria fazer um retorno mais adiante e voltar pela pista até este mesmo local, pois não há outra taxiway além desta. Note na imagem a seguir o Centro de Manutenção no canto superior direito e a única taxiway que dá acesso a ele. Abaixo da imagem, veja também um vídeo mostrando outro Airbus A330 descendo pela via de taxiamento até as instalações da empresa.

Aeroporto de São Carlos – Imagem: Google Maps via FlightRadar24

Conforme Sergio descreve em comentários do vídeo, o pouso foi realizado dentro de todos os padrões de segurança e o A330 chegava a São Carlos para ser submetido a uma inspeção para ser devolvido ao lessor, ao ser retirado da frota da TAM.

Caso você não tenha visto ou queira relembrar o pouso do Airbus A350-900 da LATAM em São Carlos, visto do cockpit do grande jato, pode acessar o vídeo clicando aqui ou no título a seguir:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias