Último A330neo da Azul faz novo voo, mas o destino não traz uma boa notícia

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No final de 2020, acompanhamos movimentações do Airbus A330-900 (A330neo) cor-de-rosa da Azul Linhas Aéreas na fábrica da Airbus que levantavam a promissora expectativa de que o jato poderia em breve se juntar à frota ativa da companhia brasileira.

Após as entregas, no segundo semestre do ano passado, do 3º e do 4º A330neo da encomenda de 5 unidades do modelo de última geração, o 5º exemplar teve sua fabricação concluída, executou testes de solo e de voo, e até mesmo cumpriu o Voo de Aceitação do Cliente no dia 12 de dezembro, ou seja, está pronto para a entrega à Azul.

Apesar desse avanço até a conclusão do processo, uma nova movimentação do jato na última quarta-feira, 6 de janeiro de 2021, não nos traz uma boa notícia. Pelo contrário, mostra que a companhia aérea parece não ter planos de colocar em breve em sua malha aérea o último dos maiores aviões de sua frota.

O A330-900 ostentando a pintura rosa alusiva à campanha do Outubro Rosa decolou de Toulouse, na França, onde fica a linha de produção do modelo, e cumpriu um voo de cerca de 50 minutos até o aeroporto também francês de Chateauroux.

O voo de Toulouse até Chateauroux – Imagem: FlightRadar24

Este destino é o mesmo onde estiveram armazenados em 2020 os dois A330neo anteriores da Azul, quando a companhia decidiu postergar suas entregas destes novos jatos em função da crise gerada pela pandemia.

Assim, o translado do avião rosa para Chateauroux revela que ele não será trazido ao Brasil nas próximas semanas ou talvez meses, afinal, se os planos fossem de um período curto de armazenamento, a estocagem seria feita na própria fábrica da Airbus em Toulouse.

Diante da motivação da pintura da aeronave e da expectativa de uma recuperação da demanda internacional de viagens aéreas apenas para o segundo semestre de 2021, será que o último A330neo só chegará às vésperas do próximo Outubro Rosa?

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Primeiro jato Embraer E175 da Polícia Federal já aterrissou no Brasil

0
Chegou na noite de ontem o 1º jato regional Embraer E175 da Polícia Federal, que será utilizado no transporte de pessoal e presos.