Início Empresas Aéreas Avião Airbus A350 chega a São Carlos, a menor pista em que...

Avião Airbus A350 chega a São Carlos, a menor pista em que já pousou no Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Airbus A350 da LATAM acaba de pousar em São Carlos, no interior paulista, sendo uma das menores pistas que o jato já pousou no mundo.

O A350-900 XWB de matrícula PR-XTK estava estocado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte há alguns meses, até sair hoje pela manhã rumo à São Carlos, onde pousou às 11h51. Na localidade onde ficam as instalações de manutenção da LATAM Brasil. Tal aterrissagem também marcou outro fato importante para o Centro de Manutenção (MRO) da LATAM, que recebe o maior avião de sua história.

“Ficamos muito orgulhosos de operar o A350 com destino ao MRO da LATAM, algo que exigiu bastante trabalho da nossa equipe para manter todos os padrões de segurança necessários. Foram horas destinadas ao planejamento e principalmente ao treinamento de uma tripulação dedicada a essa operação”, afirma Geraldo de Meneses, diretor de Operações da LATAM Airlines Brasil.

Em meio à crise do coronavírus e à parada em massa de aeronaves ao redor do mundo, esse A350 também acabou por ser levado a São Carlos para ser armazenado por longo prazo. No vídeo abaixo, gravado por um leitor, é possível ver a aeronave se aproximando do aeroporto antes do pouso. Ali, ela deverá ficar até a volta mais robusta dos voos internacionais.

Pista Curta

A pista de São Carlos tem apenas 1.720 metros de comprimento e, até então, o maior jato que tinha pousado ali era o A330-200 da TAM/Latam. Os jatos visitavam São Carlos com frequência para realizar manutenções pesadas, assim como os Boeings 767-300ER e os aviões da família A320.

Até onde se tem registro, esta é a menor pista que o A350 já pousou no Brasil e, talvez, no mundo. Como mostram os registros do aplicativo FlightRadar24 na foto abaixo, ao chegar no aeroporto, fez uma passagem a “baixa altura” (2.600 pés ou 900 metros) no sentido oposto ao do pouso, antes de vir para uma aterrissagem completa.

Errata: havíamos colocado a matrícula incorreta da aeronave, mas a informação já foi corrigida

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A