Início Indústria Aeronáutica

A380, A340 e A320 atravessam a rua para chegar ao seu destino final

A380 Airbus
Aeroscopia
Foto por FrenchPainter

Um Airbus A320, um A340 e um A380 foram transportados esta semana da fábrica da Airbus em Toulouse para o museu Aeroscopia, onde poderão ser admirados pelo público em geral a partir de novembro. O detalhe é que eles foram puxados até o pátio do museu por uma rua feita para carros. Não foi tarefa fácil, mas felizmente o museu fica no terreno adjacente.

Tarefa semelhante foi executada recentemente na Holanda, quando um hotel transportou um Boeing 747 desde o aeroporto até o seu quintal atravessando ruas e redovias, como você poderá observar ao final desta página.

As aeronaves são o F-WWCA (protótipo do A340-600), o F-WXXL (segundo A380 já construído) e o F-WWAI (primeiro A320, que foi batizado por Lady Di e Príncipe Charles). Essas aeronaves foram usadas para testes nos últimos anos, mas a Airbus não precisa mais delas.

Na Aeroscopia, os profissionais estão um tanto ocupados nos últimos dias, não apenas para abrir espaço para os aviões, mas para receber os demais. Até o final do ano se juntam dois ATRs. Dois Concordes, um Airbus A300, um A400M e um Super Guppy já podem ser encontrados por lá.

Inaugurado em 2015 , o museu Aeroscopia oferece uma gama de atrações ligadas à fabricação de aviões na Europa, com destaque à Airbus. O complexo tem 15.000 metros quadrados e é inteiramente dedicado à aviação, combinando um museu, um restaurante, um centro de documentação aeronáutica e muitas áreas de descoberta e animação.

O aeroscopia tem um objetivo múltiplo:
– Promovendo a história da aviação e sua ancoragem local em Toulouse;
– Facilitar a transmissão de informações científicas, conhecimento técnico e know-how através de experimentação;
– Sensibilizar o público jovem para empregos na aviação e criação de vocações.

Veja mais fotos, de autoria de FrenchPainter, das aeronaves levadas nesta semana ao museu, e logo após confira a operação do transporte do Boeing 747 para o jardim do hotel na Holanda.

https://aeroin.net/boeing-747x-versao-nao-vingou-competir-a380/
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile