Fim do A380 na Air France terá voo do gigante sobre a França, ainda neste mês

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Air France fará, ainda neste mês de junho, um voo especial com o Airbus A380 para marcar a despedida definitiva do gigante avião de sua frota.

Avião Airbus A380 Air France
Imagem: Laurent ERRERA [CC]

Como temos acompanhado desde o final do ano passado, antes mesmo de a Pandemia da Covid-19 gerar o enorme impacto negativo que a aviação enfrenta, a companhia aérea de bandeira da França já tinha planos de acelerar a retirada do A380 por questões estratégicas e financeiras.

Durante uma conferência em Berlim no mês de dezembro, o CEO do grupo Air France-KLM, Ben Smith, falou sobre a decisão de encerrar o longo relacionamento da Air France com o Superjumbo. Ele disse:

“É um avião pesado. Nos aeroportos, para embarcar e desembarcar, leva muito tempo com pontes especiais necessárias para acomodar o tamanho. Demora muito tempo para pegar suas malas, ele usa mais combustível. Operacionalmente, não é o melhor avião para usar.”

Sua aposentadoria iminente também era apoiada pela CEO da Air France, Anne Rigail. Falando à Airline Ratings, ela apelidou o modelo de “totalmente obsoleto, muito caro, muito grande”. Críticas condenatórias, certamente, e algo que foi amplamente ecoado por Smith em Berlim. Mas ele ainda disse algo que mostra um possível erro de visão e estratégia da companhia francesa, que agora estaria sendo corrigido com a retirada:

“Dois de nossos grandes concorrentes que também possuem o avião já têm cabines fantásticas … Para gastar esse dinheiro [na reforma das cabines], teríamos que ter rotas nas quais poderíamos usar esse avião”.

Mas, menos de 3 meses depois das declarações acima, a crise de demanda da aviação tomou conta do mundo, e a maior parte das empresas aéreas optou por colocar como urgente a necessidade de tirar de operação o A380 e outros modelos de jatos da geração passada. A prioridade agora passou para as modernas famílias 787 Dreamliner, A350 XWB, A330neo e A320neo, além de aviões de menor porte que se encaixam bem à baixa demanda nas rotas regionais.

E com a Air France não foi diferente. Já impactada pelos fatores acima descritos, a entrada da crise trouxe para imediata a já próxima aposentadoria do gigante de dois andares, e agora até mesmo um voo de despedida já estaria marcado.

Segundo informações de hoje do Aeronews, a companhia aérea deverá realizar o voo de despedida no próximo dia 26 de junho, a sexta-feira da semana que vem.

A ação seria um sobrevoo à França, contando com a presença de funcionários a bordo, além dos próprios CEO’s Ben e Anne.

Divulgaremos atualizações assim que a companhia aérea se pronunciar com mais detalhes a esse respeito.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias