Na Hi Fly, o A380 agora é cargueiro, e ela te convida a ver o gigante por dentro

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Airbus A380 Hi Fly Adaptado Cargas
Interior do Airbus A380 adaptado para transportar cargas

Agora é oficial: um A380 finalmente foi adaptado para levar cargas também em seu deck principal. É importante destacar que ainda não se trata de um cargueiro puro, mas sim uma adaptação. Porém, trata-se da primeira dessa natureza de que se tem notícia.

A companhia portuguesa de aluguel de aviões Hi Fly, já bastante conhecida por seu A380 ter sido utilizado em fretamentos nos mais insperados destinos do mundo, resolveu adaptar seu gigante da mesma forma que tem sido feito com outros jatos de passageiros pelo mundo: removendo-se todos os assentos e fazendo pequenas adequações internas para a acomodação e fixação de cargas.

E agora ela te convida a dar uma olhada por dentro de seu avião:

No vídeo que você viu acima, note que não se trata de uma projeto de engenharia que transforma o Superjumbo em um cargueiro puro. Isso exigiria modificação e certificação muito mais complexas e demoradas.

Trata-se apenas da remoção dos assentos, da demarcação do piso (veja as letras e números) para uma organização quanto à posição da carga a ser colocada em cada ponto, e a preparação de pontos para a fixação de cordas e redes que prendem as cargas.

Como resultado, a Hi Fly informa que seu A380 pode agora transportar quase 60 toneladas de carga em um volume de 300 metros cúbicos, um grande avanço em relação aos 175 metros cúbicos disponíveis nos porões, permitindo maior rentabilidade no uso da aeronave ao levar apenas cargas.

Apesar do aumento de capacidade, ainda não é possível competir como os cargueiros puros. A título de comparação, as especificações do 747-8F, o maior cargueiro da Boeing, mostram que ele tem capacidade máxima de 137,7 toneladas em 858 metros cúbicos. E o próprio projeto da Airbus para um A380 cargueiro, que não chegou a ser produzido, levaria 150 toneladas.

Porém, enquanto a Hi Fly decidiu adaptar seu gigante para rapidamente ter este aumento de capacidade, já há interessados em um projeto mais aprofundado de transformação do A380 em cargueiro puro. Um cliente misterioso solicitou um estudo à Lufthansa Technik, conforme você pode ver em detalhes clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias