Início Variedades A380 voa junto com a Patrouille de France nos 75 anos do...

A380 voa junto com a Patrouille de France nos 75 anos do Dia-D

Um show tomou conta do céu da praia de Jullouville neste domingo (4), como parte das comemorações do 75º aniversário do Dia-D. Um verdeiro “balé” de aeronaves clássicas e modernas empolgou o público de mais de 150.000 pessoas, com destaque para as passagens em formação do Airbus A380 MSN001 (o primeiro a ser construído) e os caças da Patrouille de France.

À beira do Canal da Mancha, o evento também dedicou-se a relembrar a Operação Cobra, uma ofensiva americana iniciada sete dias após o Dia-D, que contribuiu para consolidar a vitória dos aliados na II Guerra, pois abriu caminho para que as forças britânicas avançassem em território francês.

Participaram do evento, além do A380 e da Patrouille de France, o Airbus A400M, Falcons 50 da Marinha, P51 Mustangs, Spitfires, T-6, Beech 18, entre outros modelos clássicos.

O dever da memória

As famílias que compareceram à praia mergulharam na história. “Se quisermos continuar em paz, devemos manter esse dever de memória, disse o prefeito de Jullouville, Alain Briere. 

Além dos aviões, mais de 300 veículos históricos usados na guerra também estiveram em exibição. E mais de 1.000 pessoas se vestiram com roupas dos anos 1940.

Com informações da FranceTV

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.