Abaeté Aviação recebe certificação internacional após treinamento da ALTA e IATA

A Abaeté Aviação é a mais recente empresa aérea a receber a certificação ISSA – IATA Standard Safety Assessment, avaliação internacionalmente reconhecida e aceita como padrão de qualidade e segurança operacional na indústria de aviação civil.

A qualificação se dá por meio do Programa ISSA, sistema de avaliação desenvolvido para verificar controles internos e gerenciamento operacional de empresas áreas de menor porte, para que estas tenham melhores condições firmar acordos de codeshare e interline com companhias maiores. A iniciativa, que visa a fortalecer o transporte aéreo regional e promover a ampliação da malha aérea, é uma parceria entre a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Diversas companhias aéreas regionais já aderiram ao Programa ISSA, entre elas, 3 empresas brasileiras, além da Abaeté Aviação: Azul Conecta (ex – TwoFlex), de São Paulo, ASTA Linhas Aéreas, do Mato Grosso, e RIMA /Rio Madeira Aerotáxi, de Rondônia, que já foram certificadas.

Além das companhias aéreas brasileiras, outras 5 da América Latina e Caribe já foram certificadas. São elas: Amaszonas Línea Aérea (Bolívia), Amaszonas Uruguay (Uruguai), Sansa Airlines (Costa Rica), Transportes Aéreos Guatemaltecos (Guatemala) e Tropic Air (Belize).

“A ALTA, como associação da indústria e espaço de diálogo e compartilhamento de boas práticas, trabalha para contribuir para a melhoria das condições operacionais das empresas aéreas e – o mais importante – da segurança de passageiros e profissionais da aviação. O Brasil é um país continental e iniciativas como a ISSA desenvolvem as companhias regionais, melhoram a conectividade no transporte aéreo e têm impacto no desenvolvimento da indústria latino-americana e caribenha como um todo, pois o Brasil é o maior mercado doméstico da região”, afirmou José Ricardo Botelho, diretor-executivo e CEO da ALTA.

Fundada em 1979, a Abaeté Aviação reúne um portfólio de serviços que conta com fretamento, UTI Aérea, F.B.O, hangaragem, manutenção de aeronaves, gerenciamento, vendas, aviação executiva e Fractional Jets.

“A certificação ISSA representa um marco histórico para a Abaeté Aviação. Com a implementação de padrões internacionais de qualidade em segurança de voo, a Abaeté se torna um grande player da aviação regional do Brasil para os próximos anos, além da marca e dos serviços que o nosso nome representa”, afirmou Tiago Tosto, sócio-diretor da Abaeté Aviação.

Informações da ALTA

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Concessão do Aeroporto Santos Dumont (RJ) está sob fogo de vários...

0
A rodada de concessões aeroportuárias planejada pelo governo federal que inclui o aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro