Abaeté Aviação traça novas rotas regionais na Bahia e contrata novo CEO

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A empresa aérea baiana Abaeté Aviação, com sede em Salvador, está prestes a dar mais alguns passos no rumo do desenvolvimento de sua malha regional, acreditando no potencial turístico do interior da Bahia e na retomada das viagens pós-pandemia. Outra novidade é a chegada de Hector Hamada, que assumiu o cargo de CEO da companhia aérea.

A reentrada da tradicional companhia aérea no mercado de voos regionais aconteceu no final do ano passado, depois que a ANAC concedeu à empresa a permissão de comercializar voos regulares de passageiros. A primeira rota escolhida ligou Salvador a Morro de São Paulo por alguns meses, mas está suspensa por conta de obras nesse último aeroporto

E agora, segundo informa o jornal A Nota Bahia, a empresa vem com novidades.

Além da retomada de Morro de São Paulo, outras três cidades deverão receber voos regulares de passageiros partindo de Salvador: Boipeba, Maraú e Mucugê, essa última, na Chapada Diamantina. Os voos devem ser operados com os confiáveis Cessna C208.

No passado

Nos anos 1990, a empresa chegou a operar uma grande malha regional, ligando cidades como Jequié, Caravelas, Teixeira de Freitas, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Barreiras, Vitória da Conquista, entre outros, usando 4 Embraer E110 Bandeirante. Mais tarde, a empresa incorporou um punhado de Cessnas C208. Anos mais tarde, a operação da linha aérea regular foi encerrada e a empresa voltou a concentrar-se no táxi aéreo. A empresa saiu do mercado de voos regulares em 2012 e teve seu certificado revogado pela ANAC em 2018.

À época, a empresa abraçava uma demanda deixada desamparada pela antiga Nordeste Linhas Aéreas. Agora, a história se assemelha, pois, com a crise da Covid e as incertezas quanto à recuperação do setor, ainda mais regiões do interior do país ficaram desassistidas, criando uma grande oportunidade para a Abaeté.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias