Após anos de abandono, Boeing 727 doado a projeto social sucumbe em chamas

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 727 Mexicana de Aviación
Boeing 727 da Mexicana, semelhante ao destruído no incêndio – Imagem via Wikimedia Commons

Um Boeing 727 que pertenceu à já falida companhia aérea Mexicana de Aviación, e que havia sido doado ao governo municipal de Tampico em 2005 para um projeto social, sucumbiu em chamas neste final de semana após anos de descaso e abandono com a histórica aeronave.

Mas o triste fim do clássico trijato parecia já ser previsível há tempos. Conforme alertado em dezembro de 2019 pelo portal Transponder 1200, o Boeing 727-200 chamado “Zacatecas”, que operou registrado sob a matrícula XA-MEB, foi doado para a cidade de Tampico e colocado dentro do parque metropolitano local, em uma seção temática de transportes chamada “Metropolix”. Este projeto, porém, foi esquecido ao longo dos anos.

As administrações municipais passaram e essa joia da aviação virou uma triste peça de sucata, transformando esse espaço que seria de recreação em um ambiente inseguro. Vizinhos da área do parque relatavam que o avião emblemático, infelizmente, havia se tornado lar de transeuntes e criminosos.

Segundo reporta hoje o portal La Manana, o Secretário de Proteção Civil Municipal da cidade informou que o Corpo de Bombeiros recebeu o chamado para o incêndio às 19:35, e às 20:25 já havia controlado as chamas, mas, o tempo foi suficiente para que cerca de 50% do Boeing 727 fosse transformado em cinzas.

O secretário também teria destacado que uma perícia feita na aeronave determinou que não havia vestígios de algum tipo de combustível ou acelerador de chamas, sendo descartada qualquer possibilidade de incêndio intencional.

Suspeita-se que as chamas tenham se iniciado acidentalmente a partir de alguma atividade dos viventes do local, como, por exemplo, por uma bituca de cigarro.

Segundo o Transponder 1200, a Mexicana de Aviación operou cerca de 42 aeronaves Boeing 727, tornando-se a companhia aérea com a maior frota desse equipamento fora dos Estados Unidos. Os primeiros 727-100 da companhia foram recebidos na década de 1960, enquanto os 727-200 na de 1970, até a retirada da última unidade da frota em 2003, segundo dados da Wikipedia.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias