ABEAR dá boas-vindas a duas novas integrantes: MAP e Passaredo

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) anuncia a chegada de duas novas companhias para seu quadro: MAP Linhas Aéreas e PASSAREDO Linhas Aéreas.

Elas ingressam na entidade na mesma categoria ocupada por LATAM Cargo, TAP, Boeing e Bombardier. Além delas, a ABEAR tem como integrantes as companhias fundadoras – Avianca, Azul, GOL e LATAM.

Avião ATR-72 Passaredo

ATR-72 da Passaredo




Com o ingresso dos novos membros, a ABEAR alcança agora uma representatividade de 99,96% (+0,37 ponto percentual) do mercado. De acordo com os dados fechados de todo o ano de 2017, antes o porcentual era de 99,46% da demanda por transporte aéreo doméstico.

A MAP possui cinco anos de atuação, operando 82 voos semanais para 14 municípios dos estados do Amazonas (Manaus, Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari) e do Pará (Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira).

Com quase 300 funcionários diretos, transporta mais de 100 mil passageiros em voos comerciais. A companhia possui uma frota de três aeronaves modelo ATR 42, com capacidade para transportar 44 passageiros, e dois aviões ATR 72, para até 66 pessoas.

Avião ATR-42 MAP

ATR-42 da MAP

Fundada em 1995, a Passaredo, com sede em Ribeirão Preto (SP), atende 13 destinos em quatro regiões do país (Araguaína-TO, Barreiras-BA, Brasília-DF, Goiânia-GO, Palmas-TO, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Rondonópolis-MT, Salvador-BA, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP, Uberlândia-MG, e Vitória da Conquista-BA).

A empresa opera, atualmente, uma frota de seis aeronaves, ATR 72-500, realizando 55 decolagens diárias. Em 2017, a companhia transportou mais de 600 mil passageiros em voos comerciais.

A empresa também tem um importante pilar no segmento de aviação executiva. Para atender toda essa demanda, a empresa conta com o suporte de 490 funcionários.

Avião ATR-72 Passaredo

ATR-72 da Passaredo

“A aviação regional vem atravessando um momento desafiador nos últimos anos, iniciado com a recessão econômica em 2015 e agravado recentemente pelas altas do dólar e do petróleo. A Passaredo vinha lutando de forma isolada na defesa de seus ideais, e conta agora com o apoio da ABEAR.”, ressalta o Cmte. Felício, Diretor Presidente.

“Ao contarmos com MAP e PASSAREDO, temos o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pela ABEAR nos últimos seis anos. As duas empresas somam, agora, ainda mais esforços para nós do setor, contribuindo nas frentes de discussões que temos hoje em diversas questões”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

 
Informações pela ABEAR.
 

MAP Linhas Aéreas recebe certificação da IATA e pode voar internacional


 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.