Abelhas atrasam voo de companhia aérea ao invadirem motor

Um enxame de abelhas entrou no motor de um avião da Mango Airlines, forçando um atraso nos voos no principal aeroporto da cidade costeira de Durban, na África do Sul. O incidente foi extremamente incomum, e as abelhas provavelmente estavam descansando antes de planejarem voar, disse um especialista.

Abelhas Motor Avião Mango Airlines




Especialistas em abelhas foram chamados e removeram com segurança as estimadas 20 mil abelhas do motor, disse a companhia aérea low cost.

As abelhas lotaram o motor em menos de 25 minutos e atrasaram três voos de passageiros no Aeroporto Internacional King Shaka, disse o porta-voz da Mango Airlines, Sergio dos Santos. “Certamente nunca vi nada assim em oito anos no setor de aviação”, disse ele.

A companhia aérea postou uma foto sobre o incidente em seu Twitter:

Demorou um pouco para a equipe de remoção, da empresa privada A Bee C, obter aprovação das autoridades aeroportuárias para entrar na pista. Mas foi um “trabalho rápido” para remover o enxame assim que a permissão foi concedida, disse Melvyn Dawson, da A Bee C. “Nós encontramos algumas remoções incomuns de abelhas, mas esta foi a primeira vez para mim”, disse ele.

Mike Miles, presidente da Associação das Indústrias de Abelhas da África do Sul, disse que as abelhas provavelmente estavam fazendo apenas uma pausa no motor. “Normalmente, esses lugares são gordurosos, malcheirosos e quentes e não são ideais para um lar permanente para as abelhas. As abelhas preferem cavidades isoladas de madeira. Isso é muito incomum”, disse ele.

 
Informações pela BBC News.
 

Príncipe saudita compra 80 assentos de um voo comercial para seus falcões.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.