Aberta consulta pública sobre requisitos para emissões de CO2 de aviões

airplane flying in cloudy evening sky
Foto de Ben Mack on Pexels.com

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) submete à Consulta Pública nº 11/2021, por prazo de 45 dias, proposta de emenda ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 38, que trata “Requisitos para Emissões de CO2 de Aviões”, cuja íntegra encontra-se disponível na página Consultas Públicas em andamento.  

A proposta atualiza os requisitos de certificação relativos a emissões de CO2 de aviões, tornando mais claro como os padrões de emissão de CO2 devem ser implementados. A aplicabilidade desses requisitos está relacionada à limitação ou redução da emissão de gases de efeito estufa e visam proteger o meio ambiente.

A emenda 01 ao RBAC 38 fará referência à emenda 1 ao Volume III do Anexo 16 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). As novas disposições dizem respeito a atualização na definição para projeto de tipo e melhorias de várias definições, bem como esclarecimento sobre a aplicabilidade dos padrões de CO2 para aviões certificados para emissão de CO2 que sejam derivados de aviões não certificados originalmente em relação a esse aspecto, introdução de explicações sobre emissão e processo de isenções, e por fim, correções gerais no texto.

As contribuições deverão ser encaminhadas à ANAC por meio de formulário eletrônico próprio, disponível no endereço eletrônico informado, até 30 de setembro de 2021.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias