Início Empresas Aéreas

Abril foi mais um excelente mês para a carga aérea, com dados melhores do que em 2019

Imagem: Ivan Almeida / Vale

A International Air Transport Association (IATA) divulgou hoje, 8 de junho, dados de abril de 2021 para os mercados globais de carga aérea, mostrando que a demanda de carga aérea continuou a superar os níveis pré-COVID (abril de 2019), com crescimento de 12%.

Como as comparações entre os resultados mensais de 2021 e 2020 são distorcidas pelo impacto extraordinário da COVID-19, salvo indicação em contrário, todas as comparações a seguir referem-se a abril de 2019, que seguiu um padrão de demanda normal.

– A demanda global, medida em toneladas-km de carga (CTKs), aumentou 12% em comparação com abril de 2019 e 7,8% em comparação com março de 2021. A demanda ajustada sazonalmente está agora 5% maior do que o pico pré-crise, atingido em agosto de 2018.

– O forte desempenho foi liderado pelas operadoras norte-americanas que contribuíram com 7,5 pontos percentuais para a taxa de crescimento de 12% em abril. As companhias aéreas em todas as outras regiões, exceto na América Latina, também apoiaram o crescimento.

– A capacidade permanece 9,7% abaixo dos níveis pré-COVID-19 (abril de 2019) devido à ainda significativa parada de aeronaves de passageiros. As companhias aéreas continuam a usar cargueiros dedicados para suprir a falta de capacidade disponível nos porões (barriga) dos voos de passageiros. A capacidade internacional de cargueiros dedicados aumentou 26,2% em abril de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2019, enquanto a capacidade de carga de barriga caiu 38,5%.

“A carga aérea continua sendo uma boa notícia para o setor de transporte aéreo. A demanda aumentou 12% em relação aos níveis anteriores à crise e os rendimentos são sólidos. Algumas regiões estão superando a tendência global, principalmente as operadoras na América do Norte, Oriente Médio e África. O forte desempenho da carga aérea, entretanto, não é universal. A recuperação das transportadoras na região da América Latina, por exemplo, está estagnada”, disse Willie Walsh, Diretor Geral da IATA. 

As condições econômicas subjacentes e a dinâmica favorável da cadeia de abastecimento continuam favoráveis ​​à carga aérea:

– O comércio global cresceu 4,2% em março;

– A competitividade em relação ao transporte marítimo melhorou. As taxas de carga aérea se estabilizaram desde que atingiram o pico em abril de 2020, enquanto as taxas de contêineres permaneceram relativamente altas em comparação. Enquanto isso, os prazos de entrega mais longos dos fornecedores à medida que a atividade econômica aumenta tornam a velocidade da carga aérea uma vantagem ao recuperar parte do tempo perdido no processo de produção.

Desempenho Regional de Abril

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram a demanda por carga aérea internacional aumentar 9,2% em abril de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2019. Esta foi uma melhoria significativa no desempenho em comparação com o mês anterior. A capacidade internacional permaneceu restrita na região, queda de 18,7% em relação a abril de 2019. Como também foi o caso em março, as companhias aéreas da região relataram a maior taxa de ocupação internacional, de 77,5%.

Boeing 747-8 cargueiro da sul-coreana Korean Air – Imagem: tjdarmstadt / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

As transportadoras norte-americanas registraram um aumento de 25,6% na demanda internacional em abril de 2021 em comparação com abril de 2019. Esse forte desempenho reflete o apetite dos consumidores americanos por produtos fabricados na Ásia. As transportadoras norte-americanas também têm conseguido aumentar sua participação no mercado, principalmente nas rotas entre a América do Norte e do Sul, devido às grandes frotas de cargueiros disponíveis. A capacidade internacional cresceu 5,5% em comparação com abril de 2019.

Boeing 747-400 cargueiro da americana Atlas Air

As operadoras europeias registraram um aumento de 11,4% na demanda em abril de 2021 em comparação com o mesmo mês de 2019. Essa foi uma melhora significativa em comparação com o mês anterior. As melhores condições operacionais e a recuperação dos pedidos de exportação contribuíram para o desempenho positivo. A capacidade internacional diminuiu 17,5% em abril de 2021 em relação a abril de 2019, permanecendo inalterada em relação ao mês anterior.

Boeing 747-8 cargueiro da europeia Cargolux, de Luxemburgo

As transportadoras do Oriente Médio registraram um aumento de 15,3% na demanda volumétrica de carga internacional em abril de 2021 em relação a abril de 2019. Essa foi uma melhora significativa em comparação com o mês anterior. Os volumes com ajuste sazonal permanecem em uma tendência de alta robusta. A capacidade internacional em abril caiu 17,5% em relação ao mesmo mês de 2019.

Boeing 747-8 cargueiro da árabe Qatar Airways – Imagem: Konstantin von Wedelstaedt / GFDL 1.2, via Wikimedia Commons

As transportadoras latino-americanas relataram uma queda de 32,7% na demanda de carga internacional em abril em comparação com o período de 2019. Este foi o pior desempenho de todas as regiões e uma queda no desempenho em comparação com o mês anterior. Os impulsionadores da demanda de carga aérea na América Latina continuam relativamente menos favoráveis ​​do que nas outras regiões, e as companhias aéreas da região perderam participação de mercado para outras transportadoras devido à reestruturação financeira. Apesar disso, os volumes em várias rotas na região (como Europa e América Central e América do Norte e do Sul) tiveram bom desempenho. A capacidade internacional diminuiu 52,5% em comparação com abril de 2019.

Boeing 767-300 cargueiro da brasileira ABSA, do Grupo LATAM

A companhias aéreas africanas aumentaram 30,6% a demanda de carga em abril em comparação com o mesmo mês de 2019, a mais forte de todas as regiões e o quarto mês consecutivo de crescimento igual ou superior a 25% em comparação com 2019. A expansão robusta nas rotas comerciais da Ásia-África contribuiu para o forte crescimento. A capacidade internacional de abril aumentou 0,6% em comparação com abril de 2019.

Boeing 777 cargueiro da etíope Ethiopian Airlines – Imagem: N509F / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Informações da IATA

Sair da versão mobile