Ação no Aeroporto de Brasília busca melhorar trânsito de veículos e pedestres

Imagem: Inframerica

A retomada do fluxo no Aeroporto de Brasília está movimentando também as vias do terminal aéreo. Com o objetivo de educar os condutores e pedestres e melhorar o fluxo de veículos, o Detran, em parceria com a Inframerica, realizará campanha educativa durante a semana de 15 a 19 de dezembro.

Além das rondas, as equipes de Educação de Trânsito também distribuirão materiais informativos, conscientizando os motoristas e pedestres sobre as ações para um trânsito mais seguro.

Entre as principais infrações registradas na região estão: parar em fila dupla e estacionar de forma irregular ao longo do meio-fio. Estas irregularidades atrapalham o trânsito no Aeroporto, principalmente em horário de pico.

“Temos seis pistas para os motoristas deixarem ou buscarem os passageiros, mas alguns condutores não respeitam as regras e acabam parando em fila dupla ou até tripla, gerando congestionamento nas vias”, conta o diretor de projetos da Inframerica, Ian Joels.

Para organizar o tráfego, a concessionária do Aeroporto desenvolveu uma praça específica para transportes por aplicativos, vans de turismo e carros alugados. Ainda em fase de testes operacionais, o complexo já está sendo utilizado e com isso pretende-se desafogar o trânsito nos acessos ao terminal.

“Em 2019 tivemos aproximadamente 1,4 milhão de carros de aplicativos, vans de locadoras de veículos e ônibus de turismo circulando pelo aeroporto buscando passageiros. Esta área exclusiva para o serviço irá melhorar a circulação de veículos. Queremos que nossos passageiros tenham a melhor experiência no nosso aeroporto e isso deve acontecer também quando ele chega e sai do terminal”, explica Joels.

Aeroporto de Brasília Inframerica
Imagem: Inframerica

Durante esta semana, o Detran irá apenas advertir os motoristas, com o objetivo de sensibilizar condutores da importância de não estacionar de forma irregular nas imediações do terminal Juscelino Kubitscheck. “Além de atrapalhar a fluidez do trânsito e colocar em risco a segurança no local, estacionar de forma irregular pode gerar multa e pontos na CNH”, explica o diretor de educação de trânsito, Marcelo Granja.

Após o processo educativo, equipes da fiscalização de trânsito também irão atuar na região, multando aqueles condutores que insistirem em descumprir a legislação. A partir de janeiro, as vias passam a ser monitoradas e os condutores serão fiscalizados também por câmeras.

Informações da Inframerica

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias