Acidente do Embraer 120 ontem na Colômbia foi filmado, veja o vídeo

Um bimotor turboélice Embraer 120, comercialmente conhecido como “Brasília”, acidentou-se ontem na Colômbia ao efetuar um pouso em condições climáticas adversas, e o momento foi gravado.

Acidente SARPA E120 Brasília

O turboélice operado pela SARPA Servicios Aéreos Panamericanos SAS, de registro HK-4973, realizava um voo de Bogotá para La Macarena (Colômbia) com 29 passageiros e 3 tripulantes, e aterrissava na pista 35 da La Macarena por volta das 08:00 (horário local).

Mas, provavelmente devido às condições adversas de tempo, tocou o solo à esquerda da linha central da pista e deslocou-se por algum tempo próximo da borda esquerda da pista, até que desviou-se para fora da pista.

O Brasília parou com o trem de pouso de nariz e o trem principal esquerdo em uma vala à esquerda da pista. Não houve feridos e a aeronave recebeu apenas danos leves.

Acidente SARPA E120 Brasília

Acidente SARPA E120 Brasília

Não há dados meteorológicos precisos (METARs) disponíveis, mas no momento da ocorrência a estação meteorológica local relatou ventos variáveis de​a cerca de 3 nós. Cerca de 3 horas antes da ocorrência houve pancadas de chuva na vizinhança.

Veja a seguir o vídeo que registrou o momento do acidente.

Informações pelo The Aviation Herald.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.