Ações das aéreas “voam” com anúncio de 94,5% de eficácia de vacina para Covid-19

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Depois das ações de empresas aéreas e outras companhias relacionadas aos mercados de viagens e turismo gozarem de ótimo desempenho na segunda-feira da semana passada, 9 de novembro, quando a Pfizer e a BioNTech anunciaram 90% de eficácia nos testes de sua vacina para Covid-19, o movimento do mercado financeiro se repete nesta segunda-feira, 16, após notícia ainda mais promissora.

A Moderna, outra empresa que desenvolve uma vacina candidata ao combate do Coronavírus, anunciou hoje que seus testes demostraram animadores 94,5% de índice de eficácia.

Segundo o comunicado, a Moderna, “uma empresa de biotecnologia pioneira em terapias e vacinas de RNA mensageiro (mRNA)”, informa que “sua vacina candidata contra COVID-19 atendeu aos critérios estatísticos pré-especificados no protocolo do estudo para eficácia, atingindo o valor de 94,5%”.

Este estudo, conhecido como COVE, inscreveu mais de 30.000 participantes e, com os resultados, a companhia planeja prosseguir com os protocolos para ter até o final de 2020 aproximadamente 20 milhões de doses de mRNA-1273 prontas para distribuição nos EUA, e permanecer no caminho certo para fabricar 500 milhões a 1 bilhão de doses globalmente em 2021.

Como consequência da boa notícia, ações de empresas aéreas voltaram a disparar nesta segunda-feira, repetindo o movimento da semana passada, na esperança de que a recuperação da demanda por viagens aconteça cada vez mais cedo do que as projeções anteriores.

As ações da Azul Linhas Aéreas, que haviam subido 18,43% na segunda-feira passada, registram alta de pouco mais de 10% no pregão de hoje, chegando em torno dos R$ 32,00, valor que não atingia desde março.

No caso dos papeis da Gol Linhas Aéreas na B3, a alta havia sido de 19,94% na semana passada e hoje chega próxima de 9%, passando dos R$ 21,00.

Desempenho intradiário das ações da Azul – Imagem: Google

Cotação Ações Gol Linhas Aéreas
Desempenho intradiário das ações da Gol – Imagem: Google

As perspectivas de mudanças rumo à normalização da situação pandêmica também se refletem nas ações de outras empresas além das aéreas, especialmente nos setores relacionados à reabertura da circulação de pessoas, como turismo, bancos e comércio tradicional, entre outros.

Por outro lado, setores que se beneficiaram da restrição de circulação, como de tecnologia, jogos digitais e e-commerce, sofrem alguns reveses em suas ações, por conta da perspectiva de que as pessoas reduzirão seu tempo de exposição a celulares, computadores e demais dispositivos relacionados, na medida em que puderem normalizar suas vidas sociais após a imunização pela vacina.

Com informações da Moderna e do TradingView

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias