Conheça as ações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte a favor da sustentabilidade

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto de Confins – Imagem: Google Maps / FlightRadar24

Organizações sustentáveis estão sempre em busca de integrar questões ambientais, sociais e econômicas. No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, investir em ações a favor da sustentabilidade, sobretudo em tempos de pandemia do coronavírus, se tornou um objetivo e alguns projetos já foram colocados em prática para otimizar recursos naturais e contribuir para o equilíbrio orçamentário.

Para começar, desde o desenvolvimento do projeto, foram implantadas iniciativas com foco na sustentabilidade no novo terminal de passageiros 2 do aeroporto, que já foi concebido com um completo sistema de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas pluviais, que captou e reaproveitou 1.005 m³ em 2020.

“O volume foi direcionado para reservatórios enterrados e, depois, para o reservatório elevado de água de reuso. Esse recurso foi reutilizado no abastecimento das instalações sanitárias e na reposição de água para o sistema de climatização”, explica Gustavo Anfra, gestor de Infraestrutura da BH Airport.

Imagem: BH Airport

No ano passado, de acordo com Anfra, foi instalado um conjunto de sistemas de coleta, armazenamento e reaproveitamento de águas cinzas, que são captadas pelo sistema de redes segregadas, direcionando o efluente para uma estação elevatória e posteriormente para a Estação de Tratamento de Efluentes.

Ao todo, foram captadas 318 m³ dessa água que também foi reutilizada no abastecimento das instalações sanitárias e reposição de água para o sistema de climatização.

Para completar, foi concluída a reforma da Central de Água Gelada – que elevou a eficiência na climatização do lado doméstico do terminal – o que gerou uma economia de 347 m³/mês.

Informações da BH Airport

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias