Acompanhe este bonito avião Jumbo que está voando hoje ao Brasil

Avião Jumbo Boeing 747-400F ACT Airlines
Boeing 747-400F da ACT – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Como vimos na última quarta-feira, a companhia aérea turca ACT Airlines, também conhecida como Air ACT ou myCARGO, havia recebido aprovação para mais dois voos pontuais ao Brasil neste mês de setembro, um neste sábado, 18 de setembro, e mais um no seguinte, 25.

O voo de hoje de fato está ocorrendo, porém, entre a quarta-feira e hoje, mudanças ocorreram. Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a operação deste sábado, que antes partiria de Liège, na Bélgica, direto para Dakar, no Senegal, e depois para Campinas (SP), agora teve um aeroporto a mais incluso na rota.

Após a partida, o Jumbo Jet ainda fez mais uma parada em Bruxelas, também na Bélgica. Com isso, todos os horários foram alterados, e agora o voo chegará ao Brasil apenas às 20h00, ao contrário da programação anterior do final da tarde.

Depois, a decolagem é prevista às 22h45. Adicionalmente, o segundo voo programado para o sábado seguinte foi removido do sistema, portanto, por enquanto, não deverá mais ocorrer.

O Jumbo que foi escalado para a operação de hoje até o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, é o registrado sob a matrícula TC-ACG. É um Boeing 747-400 que foi produzido como avião de transporte de passageiros e depois convertido para cargueiro, portanto, conta com o “upper deck” (a famosa corcunda do Jumbo) mais comprido do que o do modelo cargueiro original de fabricação (compare a diferença entre o avião do voo abaixo e o da foto do início desta matéria).

O Jumbo no trecho entre Bruxelas e Dakar – Imagem: RadarBox

Infelizmente, com a mudança da programação, não será possível acompanhar a chegada do bonito avião durante o período de luz do dia. Assim sendo, uma opção é assistir à transmissão ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, que mostra todas as operações do Aeroporto de Viracopos 24 horas por dia. Você pode assistir no player abaixo.

Além do Jumbo da ACT, ao longo do dia alguns outros cargueiros que poderão ser vistos pousando em Campinas na transmissão são:

– Boeing 777F da Lufthansa às 11h00
– Boeing 767-300F da LATAM às 12h15
– Boeing 747-400F da Atlas Air às 12h40
– Boeing 767-300F da FedEx às 16h35

Para acompanhar o 747-400F da ACT Airlines no RadarBox, clique aqui.

Transmissão ao vivo de Viracopos:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias