Início Indústria Aeronáutica Acredite, o maior avião do mundo, Antonov 225, também faz shows aéreos

Acredite, o maior avião do mundo, Antonov 225, também faz shows aéreos

Se você já viu vídeos e imagens do Antonov 225, pode parecer difícil de imaginar que o maior avião do mundo é capaz de participar de um show aéreo. Mas, por incrível que pareça, o gigante faz algumas performances de tirar o fôlego por aí!

Conforme já mostramos aqui em outras oportunidades, o An-225 Mriya é um colosso da Engenharia Aeronáutica. Desenvolvido pela Antonov na Ucrânia na época em que o país fazia parte da União Soviética, foi projetado para ser realmente grande de forma a desempenhar seu principal papel de transportar o ônibus espacial soviético Buran acima de sua fuselagem.

Para tal função, ou talvez pelo ego de fazer algo realmente grande em meio às disputas para mostrar quem era a maior potência do mundo, o Antonov foi projetado com dimensões que, com a tecnologia disponível naquele momento, o tornaram uma aeronave de incríveis 285 mil quilos de peso vazio e 640 mil quilos de peso máximo de decolagem.

Um peso não tão expressivo para os potentes motores da atualidade, mas bastante alto para os propulsores da época. O que levou à necessidade de utilizar 6 deles, ao invés de 4 como na maioria das grandes aeronaves contemporâneas ao Mriya.

Com as enormes dimensões de 84 metros de comprimento e 88,4 metros de distância entre as pontas das asas, associadas ao seu grande peso e seus 6 motores, fica realmente difícil imaginar que o Antonov An-225 é capaz de fazer decolagens curtas, grandes subidas, curvas intensas e algumas outras manobras de performance.

Mas, acredite, ele faz! Confira a seguir um vídeo gravado no Berlim Air Show, um dos poucos shows aéreos – se não for o único – a ter a exclusividade de contar com uma apresentação do enorme jato. E logo abaixo do vídeo, aproveite para conferir mais imagens e curiosidades do An-225 Mriya.

Sair da versão mobile