Início Aeroportos Administradora de aeroportos Infracea conclui obra em heliponto paulistano

Administradora de aeroportos Infracea conclui obra em heliponto paulistano

A INFRACEA realizou durante os meses de abril e maio uma obra que considerou de grande relevância, por entrar em um novo negócio. Acostumada com a gestão de aeroportos, dessa vez a empresa se enveredou num ambiente de aeronaves de asa rotativas, sendo responsável por todo o balizamento luminoso de um heliponto na Av. Faria Lima, em São Paulo.

O trabalho consistiu na instalação de uma biruta iluminada, que cumpre o papel de indicar a direção do vento, informando o piloto a melhor forma de se aproximar do heliponto para efetuar o pouso; um abrigo metálico para extintores, que sobem até o nível da base do heliponto, permitindo um manejo mais prático e seguro; e lâmpadas com controle luminoso de três níveis, correspondentes ao grau de visibilidade que o piloto terá de acordo com as condições de tempo e de visibilidade do momento.

Foto: Infracea

O Diretor Técnico da INFRACEA, Luciano Vicente, explicou que nos casos em que a empresa elabora também o projeto, existem outras etapas, tais quais o envio de uma equipe qualificada ao local onde será realizada a obra, o levantamento topográfico para verificar os possíveis obstáculos no espaço aéreo, a confecção dos projetos, a sondagem do solo, os processos perante o COMAER, e o cadastro de intenção de obra junto à ANAC. Esse é um processo que dura entre 30 e 45 dias.

Na opinião de Luciano, necessário ter uma equipe capacitada para preparar o PBZPH (Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto), que saiba as práticas do projeto, e que estejam dispostos a compartilhar essa experiência acumulada com membros mais novos da equipe, a fim de treinar cada vez mais profissionais qualificados e independentes, o que acaba não só por culminar em obras bem-feitas, mas também as agiliza.

O grupo aproveitou para comentar que está lançando uma nova unidade de negócios, a INFRACEA Helipontos & Skyports, focada no planejamento e implementação de projetos e serviços relacionados a helipontos e, observando o futuro, visando aos skyports.

Informações da Infracea

Sair da versão mobile