Início Aviação Militar Aérea canadense aposenta o Avro HS-748; modelo já foi usado pela Varig

Aérea canadense aposenta o Avro HS-748; modelo já foi usado pela Varig

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos mais antigos clássicos da aviação ainda ativo, e resistente ao tempo, se aposentou de mais uma empresa aérea: estamos falando do Avro / Hawker Siddeley HS-748 da Air North.

A empresa Air North, conhecida por ter operado vários aviões clássicos até os dias recentes, como o Boeing 737-200 e o Douglas DC-3, aposenta mais uma lenda da sua frota: o HS 748. O bimotor turboélice foi produzido inicialmente pela Avro e posteriormente pela Hawker Siddeley, sendo equipado com os tradicionais motores Rolls-Royce Dart, que têm um som muito específico.

A última aeronave que estava na Air North tem matrícula C-FCSE e esteve em operação ativa nos últimos 50 anos. A sua robustez acabou fazendo da aeronave uma querida no Canadá, principalmente nos pontos mais remotos. Vale notar que outra empresa canadense, a Air Creebec, ainda operará o modelo pelo país por mais algum tempo.

No Brasil, esse modelo de avião fez história pela Varig e pela Força Aérea Brasileira, sendo que nesta última foi um dos primeiros aviões presidenciais, servindo ao Grupamento de Transporte Especial, em Brasília.

Pela Varig, por sua vez, ele substitui o Douglas DC-3, e operou bastante em rotas regionais no Sudeste, mas acabou sendo retirado nove anos após sua introdução, após apresentar um histórico ruim de incidentes e acidentes. Acabou sendo também a última aeronave a hélice a ser adquirida pela maior empresa aérea do Brasil.

Na FAB, a aeronave voou de 1962 a 2001 e um exemplar se encontra em preservação no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro.

Avro 748 da FAB restaurado no Musal – Divulgação
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A