Aérea japonesa cola adesivos gigantes num A350 em parceria com boyband de marmanjos

Arashi boyband
O A350 decorado

Ultimamente, temos visto um aumento das parcerias entre empresas aéreas e artistas, principalmente na Ásia. Depois de uma ação da Korean Air para decorar um Boeing 777-300ER com uma boyband de K-Pop, agora foi a vez da Japan Airlines – JAL – atualizar a parceria que já tem com uma banda de J-Pop.

Como parte da estratégia da JAL, um novíssimo Airbus A350-900 recebeu os rostos dos meninos da banda Arahsi para comemorar o 20º aniversário da estreia da banda. Enquanto que o lado direito da aeronave apresenta uma foto dos membros da banda de vinte anos atrás, o lado esquerdo tem uma foto recente. No mais, ele também possui um pequeno decalque dizendo “20º ARASHI THANKS JET – AIRBUS A350”dos dois lados.

Apresentação oficial

A aeronave foi apresentada no hangar da JAL em Tóquio, em 25 de novembro de 2019, na presença de Jun Matsumoto, um dos membros da Arashi. O avião já entrou em serviço ontem no voo JL503, partindo de Tóquio – Haneda às 7h30 e chegando em Sapporo às 9h, um voo doméstico de alta densidade no Japão.

A partir de então, o jato será utilizado em conjunto com os outros três A350 em rotas domésticas de Tóquio a Sapporo e Fukuoka. A partir de 1º de fevereiro de 2020, o tipo também deverá ser implantado em voos de Haneda para Okinawa.

Segundo a JAL, espera-se que a aeronave fique com essa pintura até o final de 2020. Mas vale a pena notar que este não é o único avião da JAL que atualmente usa uma decoração com tema do Arashi.

No início deste ano, o “ARASHI HAWAII JET” subiu ao céuema forma de um Boeing 787-9. Como o próprio nome sugere, ele opera principalmente de Tóquio, Nagoya e Osaka para Honolulu, no Havaí. Seu primeiro voo comercial foi o JL782 de Tóquio para Honolulu em 22 de maio de 2019, e a pintura deverá permanecer na aeronave até o final deste ano.

“Arashi Jets”

Houve quatro “ARASHI JETS” antes dos dois acima. De fato, a companhia aérea coopera com a banda em seus esforços de marketing há cerca de uma década. O primeiro “ARASHI JET”, um Boeing 777-200, entrou em serviço em setembro de 2010, mas já está sem essa pintura.

Uma última coisa que vale a pena notar nesse novo avião-temático é que os decalques são grandes, ocupando quase toda a fuselagem do A350.

Como entusiasta de aeronaves, estou sempre feliz em ver o novo “uniforme” desse A350. Embora não seja tão elaborado quanto os Star Wars Jets da ANA ou os Olympic Jets da própria JAL.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias