Aeródromo em Goiânia vai sediar a 1ª edição do novo evento AviationXP ainda em 2021

King Air 350 – Imagem ilustrativa – Fonte: Textron Aviation

A cidade de Goiânia vai sediar ainda neste ano de 2021 a primeira edição do novo evento AviationXP, nos dias 1o e 2 de dezembro, no Aeródromo Brigadeiro Mario Eppinghauss (SBTV), conhecido como escolinha, no maior hangar do centro oeste, o OTON PARTS.

O evento se baseia na combinação de palestras, mesas redondas, exposição de aeronaves, produtos, serviços e debates sobre os temas que mais interessam à aviação geral no Centro-Oeste. Entre os participantes, pilotos, donos de aeronaves, empresas de táxi aéreo, autoridades, administradores de aeroportos, empresas de ground handling e outros.

A cidade de Goiânia foi escolhida para receber o primeiro evento AviationXP pela força que representa a região Centro-Oeste em termos de aviação geral no país. Os Estados de Mato Grosso e de Goiás estão entre os sete maiores do Brasil em termos de frota de aeronaves da aviação geral, são quase 4 mil aeronaves. Em paralelo, o Brasil conta com 2.350 Aeródromos Privados (sem considerar helipontos e helidecks), e a maior parte se encontra na região Centro-Oeste, com destaque para Mato Grosso (524) e Mato Grosso do Sul (437).

Só para dar uma ideia da força do setor, no ano passado a aviação geral conectou 2.243 aeródromos, uma redução de 145 conexões comparado ao ano anterior. O estado de São Paulo foi responsável por 23% das conexões, seguido pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com 11% cada.

Em todo o Brasil, a frota de aviação geral ultrapassa as 15 mil aeronaves e se posiciona como a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. “No Centro-Oeste, a força do agronegócio vem impulsionando o crescimento da aviação geral, mesmo durante o período de crise, e faltava um evento que reunisse os principais nomes do setor e permitisse, ao mesmo tempo, o debate, a capacitação e o network”, disse Gledson Castro, diretor da G2C, organizadora do evento.

Além do AviationXP, o calendário confirmado para 2021 inclui a segunda edição da HeliXP, nos dias 27 e 28 de outubro, que acontecerá mais uma vez em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, e a AeroGolfXP, nos dias 19 e 20 de novembro, em Trancoso (BA). Em setembro, o Aviatrade, em Jundiaí, abriu a temporada latino-americana de eventos de aviação pós-pandemia.

Informações da G2C

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ex-Avianca, German Efromovich está envolvido na criação de uma nova empresa...

0
O empresário German Efromovich, ex-Avianca Holding, ainda quer negócios no setor aéreo e seu novo alvo parece ser a Itália.