Aeroflot espera receber um total impressionante de 55 aviões somente em 2020

O Grupo Aeroflot espera receber um número impressionante de 55 aeronaves apenas neste ano, de acordo com uma apresentação feita a analistas de mercado nessa semana, veja quais são eles.

Foto: Aeroflot

A companhia aérea nacional russa tem se destacado nos últimos tempos por vários motivos, bons e ruins.

Se, por um lado, ainda há uma quantidade relevante de incidentes e acidentes com suas aeronaves, indicando a necessidade de melhores práticas de treinamento, por outro lado, a empresa tem uma das maiores e mais jovens frotas do mundo, além de ser a mais pontual e ter um status muito qualificado no ranking de melhores empresas aéreas do mundo..

Agora, a empresa mostra que vai subir ainda mais a barra, reduzindo a idade média de sua frota, que já é de apenas N anos.

A apresentação feita por executivos da empresa, que tem capital misto e ainda é bastante suscetível às decisões tomadas por Moscou, mostra que 2020 será um ano movimentado em termos de frota. Esse número de novos aviões já seria alto naturalmente, mas a postergação das entregas dos dez Sukhoi SSJ-100, que deveriam ser entregues no ano passado, inflam ainda mais esses indicadores.

Além dos dez Sukhoi, há outros 12 que chegariam nesse ano e estão confirmados pela fabricante, bem como aeronaves de maior porte como 11 Airbus A350, mais dois 777s e 16 aeronaves “narrow body” (de corpo estreito), como os A320 e Boeing 737. A abertura do plano de frota consta do quadro acima, obtido junto à empresa aérea.

Obviamente, essas aeronaves vêm não apenas para aumentar a frota, mas também para substituir aviões mais antigos. No entanto, o total líquido de novas aeronaves será de 42 aeronave, já que a empresa disse estar desativando apenas 13 aviões ao longo do ano.

Com isso, a frota total do grupo deve chegar a 400 aeronaves até o final do ano de 2020.

Maior empresa russa

A Aeroflot é a principal companhia aérea russa e um membro da aliança global de companhias aéreas SkyTeam. Atualmente, a empresa serve 149 destinos em 53 países e, no ano passado, transportou 37,2 milhões de passageiros (ou 60,7 milhões de passageiros se considerarmos todo o Grupo Aeroflot, incluindo as subsidiárias).

A Aeroflot detém o status de companhia aérea quatro estrelas da Skytrax e foi eleita a melhor companhia aérea da Europa Oriental pela oitava vez no Skytrax World Airline Awards de 2019. A Aeroflot também recebeu uma classificação global de companhia aérea de cinco estrelas pela associação americana de aviação.

Além disso, a Aeroflot foi a companhia aérea mais pontual do mundo em 2019, de acordo com a On-Time Performance Review da Cirium. A Aeroflot também é classificada como cinco estrelas pela pontualidade de seus voos pela OAG.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias