Início Empresas Aéreas AeroITA: esse é o ‘nome’ dos voos da Itapemirim no rádio

AeroITA: esse é o ‘nome’ dos voos da Itapemirim no rádio

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Itapemirim fez recentemente os primeiros voos de homologação, marcando sua volta ao mercado aéreo, e um detalhe chamou a atenção de quem ouviu o código de chamada de rádio dos voos da empresa. Escute o trecho abaixo, por exemplo:

Nos diversos voos saindo de São Paulo / Aeroporto de Guarulhos e que também passaram por Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Porto Alegre e Salvador, foi possível ouvir na frequência do Controle de Tráfego Aéreo um novo nome: AeroITA.

Este AeroITA é o indicativo de chamada de todos os voos da companhia daqui para frente, sejam eles regulares ou não, de passageiros ou apenas voos de teste ou translados. Trata-se de uma maneira distinta, conhecida por callsign ou código de chamada, para distinguir os voos da empresa e facilitar a interpretação do controle de tráfego aéreo.

Anteriormente, quando o Grupo Itapemirim ainda estava nas mãos da família Cola, a divisão aérea (Itapemirim Cargo e Itapemirim Regional) utilizava simplesmente o indicativo Itapemirim.

Antiga Itapemirim Cargo – JetPix via Wikimedia Commons

Isto não voltou a ocorrer na nova era da ITA. O mesmo aconteceu com o código K9 da IATA, que foi substituído pelo 8I. Apenas o código IPM, que é da ICAO, foi mantido. Logo, os códigos dos voos da empresa são “IPM-9004” ou “8I-9004”. No cartão de embarque dos passageiros irá aparecer o código IATA.

No vídeo que abre esta breve matéria, é possível ouvir a autorização de decolagem dada pela controladora da torre do Aeroporto Internacional de Guarulhos, dizendo “AeroITA 9004, autorizado decolar pela 27R, vento 190º, 11 nós”.

Quando você ouvir de agora em diante um “AeroITA” na frequência de tráfego aéreo, pode saber, é um avião amarelo cruzando o céu bem próximo de você.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A