Aerolíneas Argentinas volta a voar com o Boeing 737 MAX após sindicato liberar

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

No que foi uma etapa fundamental para o retorno das operações do Boeing 737 MAX na Argentina, a Associação de Pilotos de Linha Aérea local (APLA) suspendeu nessa semana o mandato que havia emitido aos seus afiliados em março de 2019, que indicava que eles não deveriam assumir voos no MAX para salvaguardar sua segurança e a dos passageiros. 

Num caso único no mundo, um sindicato havia decidido não voar uma aeronave antes mesmo da autoridade aeronáutica decidir por tal caminho, reporta o Aviacionline.

Eis que agora, dois anos depois, a Aerolíneas Argentinas acaba de fazer um voo teste com um de seus Boeing 737 MAX (LV-HKU), como mostram os dados da plataforma RadarBox, antes de retomar as operações regulares com este tipo de aeronave. Foi um voo de quase duas horas que decolou do Aeroparque, seguiu para Mar del Plata e depois retornou.

Flight Tracking: RadarBox

Atualmente, a Aerolíneas Argentinas possui cinco MAX em sua frota. Alguns estão no Aeroparque, enquanto outros estão estacionados em Ezeiza, a saber:

– LV-GVD:  Aeroporto Jorge Newbery
– LV-GVE:  Aeroporto de Ezeiza
– LV-HKU: Aeroporto Jorge Newbery
– LV-HKV: Aeroporto Jorge Newbery
– LV-HKW: Aeroporto de Ezeiza

Se os testes forem satisfatórios, o primeiro voo regular da Aerolíneas Argentinas com o Boeing 737 MAX 8 decolará de Buenos Aires no dia 23 de março. De início, os jatos da empresa teriam voos curtos dentro do país, para facilitar o monitoramento e suporte, se necessário. À medida que a situação se normaliza, a empresa vai adicionar outros destinos e frequências com essas aeronaves.

Pelo menos por enquanto, apenas o LV-HKU seria usado para serviços comerciais. Em maio, eles acrescentariam um segundo MAX às operações regulares, em julho, o terceiro, em outubro o quatro, e em dezembro todos os Boeing 737 MAX da Aerolíneas Argentinas estariam operacionais. Da mesma forma, este cronograma está sujeito a alterações.

Com relação aos MAX que estão pendentes, o contrato ainda está em vigor, mas ainda não há detalhes de datas de entrega.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias