Início Acidentes e Incidentes

Aeronave da Omni Air sofre acidente em plataforma da Petrobras no Rio

Uma aeronave modelo Leonardo AW139 da Omni Air Táxi Aéreo, se acidentou durante um exercício de treinamento na sonda SS-75 Ocean Courage da Diamond Offshore, arrendada à Petrobras, na noite de ontem, 2 de junho. Ainda não há informações sobre as causas do acidente, mas informações preliminares dão conta de que a máquina colidiu contra estruturas da plataforma enquanto se aproximava para pouso.

Segundo fotos e informações recebidas, a aeronave envolvida, de matrícula PR-OTF (man 41573) é uma das mais novas da frota da empresa, tendo entrado em operações em 21 de maio de 2021.

Plataforma SS-75 – Foto: Marinha

Em uma nota interna, a Omni Air diz:

“Prezado colaborador, recebemos a notificação de que uma aeronave de nossa companhia se envolveu em um acidente agora há pouco às 19h35.

“O acidente ocorreu durante um treinamento noturno cujas causas ainda não são conhecidas e a aeronave OTF, modelo AW139, está no helideck da plataforma. Temos a informação de que três tripulantes estavam a bordo e foram encaminhados para a enfermaria da unidade e estão bem.

“Acionamos imediatamente o nosso Plano de Resposta a Emergências e logo que apurarmos mais informações divulgaremos. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”.

A plataforma de rastreamento de voos RadarBox registrou a última localização do helicóptero.

Segundo informações da Omni Air, empresa especializada em táxi aéreo para empresas de óleo e gás, o AW139 é um dos mais modernos helicópteros do mundo. Foi projetado com o intuito de proporcionar capacidade multifuncional e flexibilidade às operações para atender integralmente às mais rigorosas exigências de desempenho e segurança de sua categoria. A aeronave pode transportar até 15 passageiros em alta velocidade a bordo de uma das mais espaçosas e confortáveis cabines disponíveis no mercado.

Com o tanque suplementar de combustível instalado, é capaz de voar às plataformas mais distantes do pré-sal sem perder espaço na cabine de passageiros. O AW139 está homologado para 6,8 toneladas e conta com a maior reserva de potência dentre os helicópteros de médio porte.

O vídeo abaixo mostra um exemplo de aproximação para a SS-75.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.