Aeronave Dash 8-400 certificada para os mais rigorosos padrões de emissão de ruído

Avião Dash 8 Q400 Connect Airlines
Imagem: Waltzing Matilda Aviation

A De Havilland Aircraft of Canada Limited anunciou hoje (26) que a Federal Aviation Administration (FAA) e a European Aviation Safety Agency (EASA) emitiram aprovações para a aeronave turboélice Dash 8-400 como tendo atendido aos padrões mais rigorosos de emissão de ruído. A aeronave passa a ser, portanto, certificada de acordo com os padrões do Capítulo 14 da ICAO. A aeronave Dash 8-400 foi a primeira aeronave movida a hélice e também a primeira aeronave regional no mundo a atender aos padrões do Capítulo 14 da ICAO quando foi certificada pela Transport Canada em 2020.

“As aprovações da FAA e da EASA confirmam que o projeto da aeronave Dash 8-400 a posiciona bem, oferecendo baixo ruído durante a decolagem e pouso. Além disso, novos projetos de aviões regionais que foram propostos para atender a esses mesmos padrões, estão longe de serem introduzidos em serviço”, disse Robert Mobilio, vice-presidente de Engenharia e Qualidade da De Havilland Canada. 

Nossa frota de mais de 600 aeronaves Dash 8-400 entregues continuará a obter benefícios dessas certificações, uma vez que os operadores serão capazes de acessar aeroportos mais sensíveis ao ruído com menos limitações e menores taxas, sem a necessidade de troca de produto para atender aos padrões rigorosos de ruído”, seguiu o executivo

Equopados com hélices Dowty mais silenciosas e de seis pás nos motores Pratt & Whitney Canada PW150A, a aeronave Dash 8-400 procura ser silenciosa por fora e por dentro da cabine. A fim de aumentar o conforto para os passageiros, a aeronave Dash 8-400 foi projetada com um sistema de supressão de vibração e ruído ativo (ANVS) recém-aprimorado que efetivamente reduz o nível de ruído dentro da aeronave para maximizar o conforto. 

Embora a produção da aeronave esteja suspensa, a De Havilland Canada continua a fazer investimentos voltados para o futuro para aumentar a competitividade da empresa e garantir que as aeronaves Dash 8 Series permaneçam competitivas no mercado de aeronaves regionais.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias