Início Acidentes e Incidentes

Aeronave é registrada pousando com um motor parado

Dash 8 da Voyageur Airways, semelhante ao do incidente – Imagem: Ken Fielding, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Um avião De Havilland Dash 8-100 da companhia aérea Voyageur Airways, que tem como sede a cidade de North Bay em Ontário, no Canadá, foi registrado em uma bela fotografia na madrugada desta terça-feira, dia 13 de julho, realizando um pouso com somente um motor em funcionamento.

O incidente aconteceu com a aeronave registrada sob a matrícula C-GKON, que estava realizando o voo de número VC-103 de Hamilton, em Ontário, para Montreal Mirabel, no Quebec.

Segundo informações reportadas pelo The Aviation Herald, o Dash 8-100 decolou do Aeroporto Internacional de Hamilton às 06h20 UTC com 4 tripulantes, e estava voando no FL210 (cerca de 21.000 pés acima do nível do mar) quando precisou desligar um de seus dois motores PW120A.

Com o motor esquerdo desligado, a tripulação decidiu desviar a aeronave para o Aeroporto Internacional Pearson, de Toronto, onde realizou um pouso sem mais intercorrências na pista 05 cerca de 35 minutos depois da decolagem.

Abaixo é possível ver a trajetória da aeronave desde a decolagem até o desvio e pouso no Aeroporto de Toronto, a partir de dados obtidos através da plataforma RadarBox.

Trajetória do Dash 8-100 – Imagem: RadarBox

Um fotógrafo que estava próximo ao aeroporto fez um belo registro em foto do momento em que a aeronave chegava para o pouso com um dos motores desligado. Após o pouso, em mais fotos é possível observar o Dash 8 parado sobre a pista juntamente com homens do corpo de bombeiros e de serviço de solo. Veja abaixo as imagens publicadas pelo fotógrafo Tom Podolec:

No caso de aeronaves movidas a hélice, em muitos dos modelos, como o Dash 8, há a possibilidade de “embandeiramento” das pás da hélice, ou seja, o piloto é capaz de alterar o ângulo das pás para que elas fiquem alinhadas com a direção de voo e gerem menos arrasto, melhorando o desempenho do avião na condição de parada de motor. É possível notar este embandeiramento na imagem.

Como se observa pelo desfecho da situação acima descrita, aviões bimotores são projetados para terem plena capacidade de continuar seu voo com segurança até o pouso com apenas um motor em funcionamento.

Leia mais:

Sair da versão mobile