Início Empresas Aéreas Aeronave reservada pela ITA é flagrada em voo de teste na Espanha

Aeronave reservada pela ITA é flagrada em voo de teste na Espanha

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem meramente ilustrativa – Fotomontagem AEROIN

Há cerca de três meses, a start-up brasileira ITA Transportes Aéreos solicitou à ANAC o registro de dez matrículas, que serão usadas por suas primeiras dez aeronaves. Junto a essa lista, a empresa indicou quais seriam os registros anteriores dessas aeronaves.

Depois disso, já em dezembro, durante uma entrevista ao jornalista e aviador Robert Zwerdling, do Canal ASA, o CEO da companhia aérea, Tiago Senna, informou que a aeronave número um chegaria em 8 de janeiro e viria da Espanha.

Embora o prazo já tenha ficado para trás, espera-se que a primeira aeronave não tarde em chegar, pois a empresa planeja o início das operações para 15 de março e ainda há uma etapa da homologação da ANAC que depende de um avião em território nacional.

Com a lista de matrículas disponível no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) e a pista dada por Senna de que a primeira aeronave viria da Espanha, mapeamos quais poderiam ser os candidatos ao primeiro avião e chegamos a uma lista de quatro:

– PS-SFC (msn 2156), registro anterior OE-IKJ – está em Ciudad Real há cinco meses

– PS-SPJ (msn 2589), registro anterior EC-LQK – está em Madri desde setembro

– PS-ITA (msn 2395), registro anterior TC-JUG – em Ciudad Real desde outubro

– PS-COR (msn 2164), registro anterior TC-JUF – em Ciudad Real desde dezembro

A partir das ferramentas de monitoramento de voos, como a oferecida pela plataforma FlightRadar24, identificamos que a aeronave de matrícula EC-LQK (futuro PS-SPJ), realizou um voo de testes ontem, 22 de janeiro, após dias paradas no aeroporto de Barajas, em Madri. Tal voo pode ser um prenúncio de que a aeronave retornaria brevemente a voar.

Ao mesmo tempo, nenhuma das outras nove aeronaves listadas pela ITA no RAB, tem registro de voos recentes.

Infelizmente, além do registro do FlightRadar24 (abaixo), ainda não há fotos atuais da aeronave.

Foto FlightRadar24