Aeroparque voltará a receber voos internacionais, inclusive para o Brasil

O novo governo da Argentina decidiu reverter mais uma decisão de Maurício Macri e vai permitir que voos internacionais partam do Aeroparque, o aeroporto mais central de Buenos Aires.

Aerolíneas Aeroparque
Boeing 737 da Aerolíneas no Aeroparque

A decisão tomada em 2017 pelo Presidente Macri foi motivada pelo esperado “boom” da aviação argentina e futura saturação do aeroporto central da capital. Desde então o Aeroparque ficou restrito a voos domésticos e à Ponte Aérea para o Uruguai. Como resultado da medida, voos para o Brasil foram afetados e transferidos para o Ezeiza, um aeroporto maior, porém bem distante do centro.

De 2017 para cá, a aviação argentina mudou bastante. Surgiram diversas aéreas como a Flybondi, JetSmart e Norwegian. Mesmo com a falência da Avianca Argentina e a venda da Norwegian para a JetSmart, a tendência de crescimento continuou.

Segundo o Clarín, com a concentração dos voos em Ezeiza, este acabou por ficar congestionado nas horas de picos, sendo essa a justificativa do novo governo Fernández / Kirchner para reativar as operações internacionais no Aeroparque.

Voos para o Brasil podem voltar

Na época da suspensão do Aeroparque, diversos voos de/para o Brasil passavam pelo aeroporto central, a maioria da Aerolíneas Argentinas, a saber:

  • Aerolíneas Argentinas: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Seguro e Salvador
  • Latam Brasil / Latam Argentina: São Paulo
  • Gol: São Paulo

Ainda não foi divulgada como será a divisão dos slots no Aeroparque para voos internacionais, mas a medida começa a valer a partir do dia 11 de maio.

Vale lembrar que temos novas aéreas que voam entre o Brasil e a Argentina, como a Azul e a Flybondi, a última inclusive opera a partir de um terceiro aeroporto, o El Palomar, ainda mais afastado do centro de Buenos Aires e cheio de restrições operacionais devido aos conflitos com a vizinhança. Além dessas, a JetSmart Argentina deve iniciar voos para o Brasil em breve.

A briga pelo Aeroparque ficará boa, vamos ver como o governo local lida com isso, ou se vai priorizar a sua estatal.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Melhorias para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre são discutidas na...

0
Governador reforçou à concessionária a intenção do governo de melhorar as condições para a ampliação do número de passageiros no terminal.