Aeroporto baiano solta alerta para evitar congestionamento de jatinhos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Com um verdadeiro “congestionamento” formado no sul da Bahia nos dias pós-feriado natalino, o principal aeroporto executivo da região soltou um alerta aos aeronavegantes, o qual compartilhamos aqui para efeitos de curiosidade de como funciona esse tipo de operação especial.

Segundo o G1 e o Correio 24 horas, cerca de 47 aviões pousaram em Trancoso no dia 26. O perfil @verdinhoitabuna no Twitter chegou a postar uma foto de como ficou o pátio no final de semana após o Natal (vide abaixo, espere carregar).

A cena registrada acima foi captada no Aeroporto Terravista, o principal aeroporto executivo da região, localizado muito próximo de diversos resorts e condomínios de luxo.

No mesmo dia deste alto fluxo de aeronaves, piorado por variações meteorológicas na região, que concentraram as operações de pouso e decolagem em alguns horários, a administração do aeroporto soltou um comunicado. O G1, da Globo, conversou com pilotos que ficaram até 1h30 sobrevoando até conseguir um horário de pouso.

Por sua vez, no comunicado disponível abaixo e direcionado aos pilotos que pretendiam operar no Terravista, a administração do aeroporto lembrava que o terminal está ao lado de Porto Seguro, que tem um aeroporto internacional de maior porte com voos comerciais regulares. Também foi recomendado que o Aeroporto de Porto Seguro fosse usado como ponto de abastecimento, já que o Terravista não conta com um posto de combustível.

Outras opções para encher o tanque da aeronave são Teixeira de Freitas, mais ao sul, ou Governador Valadares, já em Minas Gerais e que acaba sendo a rota dos aviões que vêm de São Paulo ou do sul do país. Além destes, existe o aeroporto Outeiro das Brisas, em Caraíva, com uma pista de terra de 950 metros de comprimento, sendo uma opção de abastecimento aos aviões turboélices.

A Administração do Terravista também destacou que as operações fossem feitas antes das 10h da manhã ou após as 17h a fim de evitar o congestionamento e órbitas de espera.

É esperado que o intenso movimento se repita entre o dia 1º e 03 de janeiro, com a volta dos passageiros após o Réveillon. Veja na íntegra o comunicado do Terravista:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião Boeing 777-200ER PIA Pakistan International Airlines

Dando prejuízo há 11 anos, aérea paquistanesa PIA pode passar para...

0
No contexto da decidida privatização da Pakistan International Airlines (PIA), grandes líderes globais como Arábia Saudita, Emirados Árabes