Início Aeroportos

Aeroporto Carlos Prates será fechado e operações serão transferidas para Pampulha

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto Carlos Prates no Microsoft Flight Simulator

O Governo Federal decidiu que o Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, será fechado em breve, transferindo as operações para a Pampulha.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, durante LIVE com políticos da bancada mineira no Congresso Nacional.

A transmissão ao vivo teve maior destaque em torno das obras do metrô da capital mineira, que finalmente deverá chegar ao longínquo Barreiro. Mas a aviação foi citada com uma grande novidade.

O Ministro fala que o Aeroporto Carlos Prates, menor da cidade com pista de 868 metros e maior formador de pilotos no estado, será desativado e não irá mais para a iniciativa privada em um futuro plano de privatização.

Aeroporto da Pampulha no Microsoft Flight Simulator

“O que a gente vai fazer é transferir as operações do Carlos Prates para outros aeroportos, e aí, notadamente, a Pampulha. Podemos discutir a questão Betim. A ideia é fechar Carlos Prates. É isso que está programado: a devolução da área para a Secretaria de Patrimônio da União, e aí a destinação, que pode ser para a prefeitura, para que algum projeto de interesse da sociedade seja realizado naquele espaço”, afirmou o Ministro.

Não está claro como será a transferência, mas é prevista para até o final de 2021. Existem dúvidas sobre questão de espaço na Pampulha, que apesar de ter grande área livre, acaba sendo burocrática na hora de conceder novos espaços para a expansão.

Já o Aeroporto de Betim (nomeado de Aeródromo do Inhotim por políticos locais) chegou a iniciar as obras, que foram paradas após embargadas por problemas no licenciamento ambiental, sem previsão para reinício.

O Aeroporto Carlos Prates vem sofrendo pressão da população local para a retirada por causa dos recentes acidentes (que não têm em si correlação com o aeroporto), e também sofre especulação imobiliária por estar ao lado do Anel Rodoviário, próximo ao centro e em um platô elevado com vista para toda a capital.

Vale notar que o Aeroporto era uma fazenda anteriormente, e que os donos desta propriedade concederam ao governo com a condição de uso exclusivo para a aviação, podendo causar problemas judiciais caso fuja desse escopo e não seja devolvida para os donos.

O Ministro também confirmou que os Aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros serão privatizados na 7ª rodada de concessão à iniciativa privada.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile