Por falha de segurança em dezenas de voos, multa milionária é dada ao Aeroporto de Chicago

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Envoy Embraer 145 N619AE Acidentado Chicago
Embraer 145 acidentado no Chicago O’Hare

A Administração Federal de Aviação (FAA) do Departamento de Transporte dos EUA propõe uma penalidade civil de US$ 1.567.968 (pouco mais de RS$ 8 milhões na conversão atual do dólar para o real) contra o Departamento de Aviação de Chicago (CDA) por supostamente não garantir as operações aéreas seguras durante condições de pista com neve e chuva.

O Plano de Controle de Neve e Gelo do CDA exige que o aeroporto tome medidas de segurança específicas se duas tripulações de voos consecutivos relatarem uma ação de frenagem deficiente após o pouso.

Em 11 de novembro de 2019, pelo menos duas tripulações de voos consecutivos relataram ação de frenagem ruim em três diferentes pontos após pousar na pista 10L do Aeroporto Internacional O’Hare de Chicago.

No entanto, o CDA falhou em limitar as operações naquela pista, conduzir uma avaliação das condições da pista, informar as companhias aéreas sobre condições potencialmente inseguras ou limitar as operações a áreas seguras do aeroporto, reporta a FAA.

O CDA permitiu que um total de 43 aeronaves pousassem na pista 10L após os relatos consecutivos de ação de frenagem ruim, alega a FAA.

Uma dessas aeronaves, um Embraer 145 no voo de número AA4125 da Envoy Airlines, escorregou na pista devido a uma ação de frenagem ruim, terminando na grama com a perna esquerda do trem de pouso principal recolhida e a ponta da asa em contato com o solo. O pouso e o incidente foram gravados por um passageiro (clique aqui para ver o vídeo).

A FAA já havia emitido anteriormente uma carta de advertência ao CDA em janeiro de 2017, tratando de violações semelhantes no O’Hare em 2015 e 2016. Após essa proposta de penalidade, o CDA tem 30 dias após o recebimento da carta de execução para responder à agência.

Informações oficiais da FAA

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias