Aeroporto chinês inaugura hoje o maior terminal satélite do mundo

Shanghai New Satellite Terminal

O novo terminal satélite do Aeroporto Internacional Pudong, em Shanghai na China, considerado o maior do mundo, começou hoje suas operações.

A instalação, que abrange mais de 600.000 metros quadrados, está localizada ao sul dos dois terminais aeroportuários de Pudong. São 90 portões de embarque, além de outras 125 posições remotas.

Shanghai New Satellite Terminal

A China Eastern Airlines, sediada em Shanghai, juntamente com sua subsidiária Shanghai Airlines, moverá parte de suas operações para a metade S1 do novo terminal satélite, vinculada ao Terminal 1 no qual atualmente opera.

A administradora de Shanghai acrescenta que as companhias aéreas da aliança Skyteam também transferirão algumas operações para o novo satélite, embora não indique quais empresas o farão.

Shanghai New Satellite Terminal

Enquanto isso, a metade S2 do terminal satélite, que está vinculada ao Terminal 2, receberá parte das operações da Air China, da China Southern Airlines e de outras companhias da aliança Star Alliance.

As duas metades do terminal satélite são conectadas aos seus respectivos terminais principais por trem subterrâneo.

O novo terminal satélite de Pudong, que faz parte da terceira fase de expansão do aeroporto, teve sua construção iniciada em 2015 com o objetivo de aliviar a infraestrutura existente.

A administração do aeroporto de Shanghai espera que o movimento em Pudong atinja 80 milhões de passageiros neste ano. Em 2018, o aeroporto movimentou 74 milhões de passageiros.

Informações pelo Flight Global.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.