Início Aeroportos

Aeroporto de Bagé recebe certificação para receber aviões de até 70 passageiros

Imagem: Google Maps

Na última terça-feira, 11 de maio, a cidade de Bagé recebeu uma ótima notícia. O Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer obteve a certificação operacional, o que permite receber aeronaves de maior porte com capacidade para 70 lugares. O anúncio oficial foi feito pela Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), setor ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A conquista só foi possível após dois de muito trabalho e reuniões do Governo Municipal, liderado pelo prefeito Divaldo Lara, que cumpriu todas as determinações cabíveis a Bagé, inclusive a revitalização do local. A atual gestão colocou em prática o sonho de décadas, já que o último voo comercial, em Bagé, havia ocorrido na década de 80.

Inclusive, na primeira semana de abril, os aeroportos de Bagé, Curitiba, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Bacacheri, Pelotas e Uruguaiana fizeram parte de um leilão para concessão de gestão por 30 anos. O grupo CCR arrematou este lote por R$2,1 bilhões. O Ministério da Infraestrutura estima que durante as próximas três décadas sejam investidos R$2,84 bilhões entre as nove estruturas citadas.

“Foi uma conquista muito importante e estou muito feliz, porque liderei esta ação nos últimos dois anos. A retomada representa o fortalecimento da Rainha da Fronteira na rota dos investimentos, além de interligar a cidade com o mundo e propiciar redução no preço das passagens aéreas. Agora, temos uma rodoviária e um aeroporto com ótimas condições para quem chega e sai”, declara o chefe do Executivo.

Divaldo agradeceu o empenho de todos que foram essenciais para a conquista, como o deputado federal Pedro Westphalen, os ex-superintendente locais da Infraero em Bagé, Jesus Heron Cougo e Anilson Gonçalves, e o atual, Michel Rosa da Silveira, além todas autoridades ligadas ao setor aéreo em Brasília e ao Governo Federal, na gestão do presidente Jair Bolsonaro, que colaboraram para o objetivo ser conquistado. O prefeito também destaca a atuação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, que, desde 2017, trabalha para a retomada dos voos regulares e atuou efetivamente para o êxito do tema.

Texto: Sérgio Galvani – Da Prefeitura de Bagé

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile