Aeroporto de Bom Jesus da Lapa encaminha-se para conclusão das obras da 1ª fase

Pista do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa – Imagem: Seinfra-BA

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do Estado da Bahia informou nesta última semana que a primeira fase das obras do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa está bastante avançada, com 81% dos trabalhos já realizados.

A cidade do Vale São Franciscano, situada a 796 km da capital Salvador, é conhecida como a “Capital Bahiana da Fé” por promover a 3ª maior festa religiosa católica do Brasil. Segundo a prefeitura, o grande diferencial entre Bom Jesus da Lapa e as outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado.

Conforme descreveu a Seinfra, a pavimentação da pista de pouso e decolagem, da taxiway e do pátio de estacionamento de aeronaves, além da terraplanagem dos acessos laterais, são os serviços em andamento na área do novo equipamento aeroviário baiano.

Obras do Aeroporto de Bom Jesus da Lapa – Imagem: Seinfra-BA

A previsão de conclusão da obra desta primeira fase no aeroporto, que terá capacidade para receber aeronaves com até 70 passageiros, é no mês de agosto.

Já a segunda fase, cuja licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em abril, incluirá a implantação do terminal de passageiros e dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e a execução de serviços complementares no aeroporto.

Os equipamentos de auxílio à navegação aérea, como o balizamento noturno, o farol rotativo e a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A), serão instalados no novo aeroporto, que terá o terminal de passageiros com uma área total de 600 metros quadrados. A iluminação do pátio de aeronaves e a implantação de cerca operacional e do estacionamento de veículos estão entre os serviços complementares a serem executados.

Segundo o governo da Bahia, o aeroporto vai operar inicialmente com voos de pequeno e médio porte da aviação geral. A atividade com voos regulares de capacidade para até 70 pessoas dependerá da movimentação total de passageiros e do interesse das companhias aéreas.

Com informações da Seinfra, do Governo da Bahia e da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias