Aeroporto de Brasília e outros 9 podem ficar sem combustível amanhã

Vista aérea do terminal de Brasília. Imagem: Divulgação / Inframerica.

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, informa que o combustível para aviação é insuficiente para a manutenção da operação regular do Terminal aéreo. Situação similar enfretada pelos aeroportos de Aracaju, Recife, Congonhas, Maceió e Palmas.




  • Brasília

A frota de caminhões que tráz o Querosene de Aviação (QAV) para o Aeroporto continua retida no Entorno do DF por conta do protesto dos caminhoneiros, que ocorre em âmbito nacional. É fundamental a liberação dos caminhões para normalizar o atendimento no aeródromo.

Como medida, somente pousarão no Aeroporto de Brasília aeronaves com capacidade para decolar sem a necessidade de abastecimento no Terminal brasiliense. A decisão foi tomada em conjunto com as companhias aéreas, empresas de fornecimento de combustível e órgãos responsáveis durante reunião convocada pela Inframerica na tarde desta quarta-feira (23).

O problema já afetou um voo internacional: o voo TAP 58, de Brasília para Lisboa, operado pelo Airbus A330-300 CS-TOX, fez uma parada em Salvador para realizar reabastecimento para depois prosseguir para Portugal. Veja abaixo a situação em outros aeroportos, segundo um reporte da Infraero divulgado às 15h no horário de Brasília:

  • Aracaju

Gasolina de aviação (utilizada por aviões a pistão) suficiente até amanhã e às 15h da tarde ainda havia caminhões parados em Feira de Santana/BA (distante 300 km / 4h de Aracaju).

“Previsão de falta de combustível às 15h30min; no momento o voo Gol 2015 com destino ao Galeão sendo abastecido, e tendo combustível suficiente para atender os voos Avianca 6222 e Latam 3776 ambos com destino a Brasília.”

  • Recife

Às 04h50min chegaram as 4 carretas do RN, e com a contingência aplicada pelas cias. aéreas, teria estoque até às 18 horas de hoje. Foi concedida liminar pela Justiça Federal para o desbloqueio da via e ao longo do dia deverá ocorrer a liberação.
Atualizando: 13h32min 06 carretas presas em Mamanguape-PB. A liminar foi concedida, contudo os manifestantes recusam-se a cumpri-la.

  • São Paulo – Congonhas

Combustível suficiente para hoje 23/05/2018. As carretas da BR (14) foram bloqueadas e não conseguiram chegar no aeroporto. A Shell conseguiu trazer 4 das 10 carretas previstas. Previsão de combustível para atender até o dia 24/05

  • Maceió

A Shell informou que tem 35,5 mil litros para atender o dia de hoje. A BR distribuidora tem estoque de 45 mil litros para 2 dias. Foi solicitado apoio da PRF para liberação de caminhão preso em uma barreira.

  • Palmas

A BR teve sua demanda aumentada em 2,5 vezes, previsão de estoque para até hoje ao meio-dia. A Shell teve sua demanda aumentada em 3 vezes, somada à previsão acima, é estimado o estoque para 2 dias no máximo. As previsões foram baseadas no consumo das últimas 24 horas. Caminhão da Shell parado em Paulínia-SP. O da BR em Gurupi-TO.




Outros aeroportos administrados pela Infraero também seguem com alerta para falta de combustível, confira a seguir:

  • Rio de Janeiro – Santos Dumont

Chegou combustível hoje e suficiente até amanhã 24/05/2018.

  • Goiânia

Combustível atende a aviação até o dia 24/05/2018. A Shell possui 45 mil litros de Querosene (QAV) e 6 mil de gasolina (AVGAS). Já a BR possui 150 mil de QAV e 47 mil de AVGAS. Por último a Air BP conta com estoque de 47 mil litros de QAV e 30 mil de AVGAS. Isso é suficiente para até amanhã (24/05).

  • Teresina

Reserva atual de 39 mil litros de QAV e 59,5 mil litros de AVGAS, autonomia de abastecimento até 25/05.

  • Campo Grande

Estoque até sexta feira 25/05/2018 e PRF monitorando a chegada de mais duas carretas.

  • Ilhéus

Abastecedora de combustível nos informou que o estoque atual é de 55 mil litros, o atendimento hoje está garantido. Em função das carretas não conseguirem passar no bloqueio em Cruz das Almas, caso não chegue até amanhã às 08:30, o abastecimento do aeroporto estará comprometido. Estaremos atualizando ao longo do dia.

  • Foz do Iguaçu

Shell tem autonomia até amanhã, já a BR tem autonomia para 8 dias. A Shell atende GOL, Azul e Latam. A BR atende a Avianca Brasil. Mesmo usando o estoque da BR, teremos combustível somente até amanhã.

  • Londrina

Combustível nos postos Petrobrás e Shell para hoje e amanhã. Previsão de reposição de estoque para amanhã.

Também foi divulgado nas redes sociais uma tabela da BR Aviation informando o seu estoque em cada um dos aeroportos principais que ela opera:

Com informações da Inframerica e Infraero

 

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos