Aeroporto de Brasília reforça segurança para o feriado de 7 de setembro

Aeroporto de Brasília – Imagem: Inframerica

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima uma movimentação de 225 mil passageiros no terminal aéreo durante o feriado de 7 de setembro. Entre esta quinta-feira (2) e a quarta-feira (08) são esperados 1.729 voos, sendo que 21 são extras para atender a demanda.

Com previsão de movimento incluindo também muitos desembarques de passageiros para a capital federal, a concessionária se prepara aumentando a vigilância no terminal e contará com o apoio da Polícia Militar.

Apesar do aumento no fluxo de passageiros, o Aeroporto de Brasília ainda opera sob os impactos da pandemia. Mas a expectativa é que a movimentação diária dessas duas datas deverá ser 43% superior ao último feriado em junho, Corpus Christi.

A previsão é de um maior fluxo de saída para o feriadão nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3). Espera-se uma movimentação de 38 mil passageiros nestes dias com pico de movimento de 7h até 10h e das 19h às 22h. Já o maior movimento de retorno deverá ser na terça-feira à noite a na quarta-feira de manhã com fluxo previsto para as datas entre 33 mil e 35 mil passageiros.

Os destinos mais procurados são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará e Bahia. Lembrando que o Aeroporto é o centro de conexões de voos do país e aproximadamente 47% dos passageiros desembarcam na capital para se ligar a outras regiões do país.

Com o aumento pontual durante este feriado, a Inframerica recomenda que o passageiro preste atenção aos pertencentes levados na bagagem de mão. Para evitar o descarte de objetos no canal de inspeção, a orientação é averiguar com a companhia aérea o que pode e o que não pode ser levado nas malas de mão. Além disso, esta medida agiliza o acesso dos passageiros no raio-x, evitando filas e atrasos. A atenção também vale para o tamanho das bagagens a serem levadas para dentro das aeronaves.

Outra recomendação importante é quanto ao uso da máscara de proteção que continua sendo obrigatória e deve ser usada corretamente tampando nariz e a boca. A Anvisa regulamentou quais máscaras os passageiros podem utilizar para viajar. O objetivo é evitar o uso de máscaras sem eficácia e que não protejam adequadamente contra a dispersão de gotículas que propiciem a contaminação.

Crianças menores de 3 anos, pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou qualquer outra deficiência que as impeça de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, estão dispensados da obrigatoriedade do uso das máscaras.

Informações do Aeroporto de Brasília

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias