Aeroporto de Cacoal (RO) passa por obras para ampliação do terminal de passageiros

Segundo divulgou a Secretaria de Aviação Civil (SAC) por meio de um tuíte no domingo (9), o aeroporto regional de Cacoal será destino de R$ 8,4 milhões em recursos dos Governos Federal (95%) e estadual (5%), com objetivo de ampliar o terminal e passageiros local.

Segundo informações da Wikipedia, o projeto do Aeroporto Capital do Café, de Cacoal, nasceu de uma ideia em 1990, que se transformou em realidade em 2010, rapidamente tornando-se o segundo mais movimentado do estado de Rondônia, ultrapassando Vilhena e Ji-Paraná. Além da própria cidade de Cacoal, o aeroporto também serve as vizinhas Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Rolim de Moura, Ministro Andreazza e São Miguel do Guaporé.

Hoje, devido à pandemia, não há voos para a região, mas a Azul tinha uma rota exclusiva ligando a cidade a Cuiabá e aos seus hubs de Belo Horizonte e Campinas. No passado recente, a Avianca era outra empresa que demonstrou interesse em voar ao aeroporto Cidade do Café.

Região de Cacoal

A cidade de Cacoal tem 85 mil habitantes, segundo o IBGE (levantamento de 2019), no entanto, essa quantidade triplica quando observada a região do entorno. Inclusive, a própria cidade é conhecida como um pólo comercial da região e atrai muitas pessoas das cidades vizinhas por conta disso.

Localizado na região conhecida como Fronteira Agrícola Amazônica”, a economia local, como o nome do aeroporto denuncia, gira em torno da agricultura, com especial destaque para o café. Além disso, a pecuária local possui um dos maiores rebanhos do estado de Rondônia.

Conforme consta da Wikipedia, o Aeroporto Regional de Cacoal é o mais moderno do Interior de Rondônia, com capacidade de realizar 700 voos anuais, com uma pista que mede 2100 metros de comprimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de