Aeroporto de Congonhas passa a contar com uma câmera ao vivo

Para quem sempre desejou acompanhar, por vídeo, tudo o que acontece no tráfego aéreo do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do país e repleto de voos comerciais e executivos, há agora uma solução.

O canal Golf Oscar Romeo do Youtube passou a disponibilizar uma câmera ao vivo do terminal central da cidade mais populosa do país. O canal é o mesmo que já disponibiliza câmeras ao vivo das duas cabeceiras do aeroporto de Guarulhos.

Os administradores do canal reforçam que a transmissão ainda está em fase de testes e sua manutenção dependerá da aceitação entre o público, ao passo em que eles convidam a todos a assistir e deixarem seu feedback. Eles ressaltam que é possível que a transmissão fique fora do ar por alguns períodos nessa fase.

Novos recursos

Por enquanto, há apenas as imagens, mas o plano prevê que novos recursos sejam incorporados com o tempo, como, por exemplo, a transmissão do áudio do controle de tráfego aéreo. Para deixar a experiência mais completa, uma tela do radar, provida pela plataforma RadarBox, completa o pacote.

O público da transmissão, no entanto, pode ir muito além do entusiasta, chegando a profissionais da aviação, passageiros interessados em ver como está o clima ou até mesmo curiosos que desejam assistir um pouco do vaivém frenético de aeronaves, sobretudo nos dias da semana. Sempre lembrando que o aeroporto não opera entre 23h e 6h da manhã.

Você pode acompanhar um trecho no player a seguir ou acompanhar a transmissão ao vivo no canal Golf Oscar Romeo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias