Aeroporto de Dubai segue liderando o ranking em número de passageiros internacionais

Imagem: Aeroporto Internacional de Dubai

O Aeroporto Internacional de Dubai foi nomeado o aeroporto mais movimentado do mundo para passageiros internacionais em maio, com o retorno das viagens aéreas e a reabertura das fronteiras devido à vacinação em massa da Covid-19 pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, de acordo com a empresa de inteligência de aviação OAG.

Olhando um pouco mais para trás, em 2020, o terminal manteve-se como o aeroporto mais movimentado do mundo para passageiros internacionais pelo sétimo ano consecutivo, após ultrapassar o aeroporto de Heathrow de Londres em 2014, de acordo com o Airport Council International.

No mês de maio, estima-se que passaram pelo aeroporto cerca de 1,9 milhão de viajantes internacionais. Dados da Autoridade de Aviação Civil de Dubai mostraram que o tráfego internacional de passageiros atingiu 7,61 milhões durante os primeiros quatro meses de 2021, incluindo 1,87 milhão durante o mês de abril.

As restrições de viagens e suspensão de voos de alguns países também impactaram aeroportos e companhias aéreas. As novas variantes da Covid-19 também continuam afetando o setor com a proibição de viagens de passageiros dos países mais atingidos. Mas os governos estão reabrindo cada vez mais suas fronteiras com os países que já vacinaram amplamente seus cidadãos.

No ano passado, Dubai lidou com 25,9 milhões de passageiros, apesar da pandemia Covid-19 devastando a indústria da aviação, forçando aeroportos a fecharem e paralisando companhias aéreas em todo o mundo.

Os dados da OAG mostraram que o Aeroporto de Istambul ficou com o segundo lugar em passageiros internacionais, com 1,3 milhão de passageiros, seguido pelo Aeroporto de Doha com 1,22 milhão e o Aeroporto de Amsterdã, com um milhão. Os aeroportos de Frankfurt, Paris, Londres, Miami, Nova Iorque e Seul completam a lista dos aeroportos mais movimentados.

O ranking é notadamente afetado pelo momento de pandemia pelo qual passa o mundo.

Com informações do Arabian Business

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Donos de aviões estão revoltados com o aumento de produção da...

0
A retomada da aviação e as mudanças na economia global têm causado discussões, inclusive entre a Airbus e seus principais clientes: os lessores. ...