Aeroporto de Guarulhos recebe raro pouso de um Boeing C-17 da USAF

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, recebeu na madrugada dessa sexta-feira (26) uma visita bastante rara de um grande quadrimotor do modelo C-17 Globemaster, pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Segundo dados do RadarBox, a aeronave estava sem identificação de voo, mas pôde ser vista durante toda sua entrada no Brasil até o pouso em Guarulhos às 1h46 da madrugada. O registro do jato na USAF é 97-0046 e após o pouso ele foi orientado a taxiar para a área de carga do aeroporto.

O Boeing C-17 Globemaster III é uma grande aeronave de transporte militar desenvolvida para a USAF e que entrou em operação em 1995. Normalmente executa missões de transporte aéreo tático e estratégico, levando tropas e carga em todo o mundo, mas também preparado para evacuação médica e tarefas de lançamento aéreo. A USAF tem mais de 220 aeronaves do modelo, sendo que cerca de 160 estão ativas em missões.

O canal Golf Oscar Romeo do Youtube conseguiu registrar o momento do pouso no vídeo abaixo.

Essa não é a primeira vez que a aeronave é vista em Guarulhos ou no Brasil, já que em outras oportunidades, ao longo dos últimos 25 anos, esses jatos puderam ser vistos em destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outros. Mas isso não elimina o fato de ser uma visita bastante rara.

O motivo do voo ainda é desconhecido, questionamos as autoridades brasileiras para mais informações, incluiremos aqui caso recebamos uma resposta. Note que nem sempre essa resposta chega, dependendo do nível de sigilo da operação. Voos militares ou de transporte VIP não são registrados na base de voos autorizados da ANAC.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias