Aeroporto de Istambul é o primeiro no mundo recertificado por medidas anti-Covid

Imagem: IST Airport

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI World) e ACI EUROPE anunciaram hoje que o Aeroporto de Istambul é o primeiro aeroporto do mundo a ser recredenciado pelo programa Airport Health Accreditation (AHA).

Certificação

A acreditação é concedida por 12 meses. O Aeroporto de Istambul foi o primeiro do mundo a ser credenciado em 2020 e agora é o primeiro a ser recredenciado por mais 12 meses, desde que o ACI iniciou o programa de recredenciamento em junho deste ano.

O programa AHA é apoiado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Foi atualizado este ano e continua alinhado às recomendações mais recentes do Conselho da OACI da Força-Tarefa de Recuperação da Aviação (CART) e às diretrizes de ACI EUROPE para uma experiência saudável do passageiro que, por sua vez, estão alinhadas ao Protocolo de Segurança e Saúde da Aviação da EASA / ECDC. O programa também está alinhado às melhores práticas da indústria, incluindo a publicação atualizada de ACI Aviation Business Restart and Recovery.

“Há cerca de 2 anos, o mundo inteiro vem lutando contra uma crise de saúde que afetou profundamente a humanidade. Com a aceleração da campanha de vacinação e o início do verão, entramos em um processo em que estamos nos aproximando do melhor cenário em termos de aviação. Como iGA, percorremos um longo caminho em termos de medidas de saúde, empreendendo esforços para alcançar esta visão otimista. Verificar que as medidas de saúde tomadas pelo Aeroporto de Istambul foram posteriormente implementadas em diferentes setores é a maior prova de como nos destacamos em nosso trabalho “, disse Kadri Samsunlu, CEO da iGA Airport Operation.

Metodologia

O Programa Airport Health Accreditation avalia tópicos como limpeza e desinfecção, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações e instalações para passageiros. Todas as áreas e processos que envolvem os viajantes são considerados, incluindo acesso ao terminal, áreas de check-in, triagem de segurança, portões de embarque, salões, comércios de varejo, alimentos e bebidas, equipamentos de portão, como pontes de embarque, escadas rolantes e elevadores, áreas de controle de fronteira e instalações (em colaboração com autoridades), área de retirada de bagagem e saída de desembarque.

Desde que o Programa Airport Health Accreditation foi lançado, em julho de 2020, mais de 600 aeroportos de todos os tamanhos em todo o mundo se inscreveram voluntariamente. No Brasil, os aeroportos certificados pelo Programa AHA são o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, Aeroporto Internacional de Brasília, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão e Aeroporto Internacional de Viracopos.

Informações da ACI

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias