Aeroporto de Londres agora tem um terminal dedicado a passageiros de alto risco

Imagem: London0701 (reprodução YT)

Passageiros que chegam ao Reino Unido em voos diretos de um país da “lista vermelha” (aqueles com alto risco de Covid) agora transitarão exclusivamente pelo Terminal 3 para evitar se misturarem com outros viajantes no aeroporto. Além disso, todos esses passageiros serão obrigados a cumprir com a quarentena de onze noites ao custo de £1.750 por pessoa.

O aeroporto espera que o terminal dedicado permita à Força de Fronteira realizar suas tarefas de processamento de passageiros de forma mais eficiente, antes de serem escoltados a um hotel de quarentena.

O “novo terminal de alto risco” visa ajudar a reduzir o risco de exposição de outros passageiros no aeroporto àqueles que estiveram em um país da lista vermelha, na esperança de reduzir o risco de transmissão de novas variantes. Uma porta-voz do aeroporto de Heathrow disse:

“Essas práticas provavelmente serão uma característica das viagens ao Reino Unido em um futuro próximo, à medida que os países vacinam suas populações em velocidades diferentes. Estamos adaptando Heathrow a esta realidade, abrindo inicialmente uma instalação dedicada às chegadas”.

A decisão de separar chegadas em voos diretos de destinos da lista vermelha foi bem recebida pelos sindicatos de funcionários do setor aéreo, que havia alertado anteriormente que “gargalos” estavam colocando passageiros e funcionários em risco, citando especialmente o acúmulo de pessoas nas áreas de imigração.

A inauguração do Terminal 3 marca a primeira vez que ele é usado desde abril de 2020, quando foi fechado para economizar custos em meio ao colapso na demanda por viagens.

No momento, 43 países estão na lista vermelha, mas voos diretos são permitidos apenas de um pequeno número deles, incluindo Índia, Quênia, Paquistão, Bangladesh e Filipinas. O Brasil também figura nessa lista.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias