Aeroporto de Londres suspende todos os voos durante o funeral do Príncipe Philip

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos mais movimentados aeroportos do Reino Unido suspendeu todos os seus voos por alguns minutos neste sábado (17), durante o início do funeral do príncipe Philip.

Imagem: Divulgação / Heathrow Airport

Durante seis minutos, precisamente a partir das 15h locais (11h no horário de Brasília), todos os voos que estiveram chegando ou saindo do aeroporto de Heathrow tiveram que esperar, respeitando o silêncio nacional de um minuto, marcando o início do funeral do príncipe Philip na Capela de São Jorge, na propriedade real do Castelo de Windsor, onde morava com a rainha Elizabeth II.

A decisão da paralisação dos voos por alguns minutos foi anunciada em uma conta do Twitter do Aeroporto de Heathrow, usada para informar as operações da pista.

“Para coincidir com o silêncio nacional de um minuto às 15:00 no sábado, 17 de abril, para Sua Alteza Real o Príncipe Philip, o Duque de Edimburgo, haverá uma paralisação em todas as chegadas e partidas de Heathrow por um período de seis minutos. Durante o funeral, nenhuma chegada ou partida de Heathrow sobrevoará a área”.

O Aeroporto de Heathrow fica a pouco mais de 10 quilômetros do Castelo de Windsor, onde acontecerá o funeral, mas pousos e decolagem acontecem no sentido do castelo, passando próximo à área.

Conforme relata o Wales Online, a suspensão temporária dos pousos e decolagens não trará grandes efeitos nas operações do aeroporto. Embora seja um dos mais movimentados do Reino Unido, diante da situação atual, causada pela pandemia, está com restrições de voos e com o tráfego ainda baixo.

O Duque de Edimburgo, seu título real, faleceu no último dia 9 e foi um dos primeiros membros da família real a se tornar piloto, um legado que foi seguido por seu filho Charles e seus netos William e Harry. Enquanto seus descendentes voaram apenas no serviço público, sendo Charles piloto da RAF e os netos voando helicóptero (William, no Sea King, e Harry, no Apache), Philip era mais apaixonado pela aviação e usou de seu cargo para voar o maior tempo possível.

Relembre a curiosa matéria que publicamos na semana passada aqui no Aeroin, contando a história do príncipe Philip na aviação e quando o mesmo veio ao Brasil, onde fez um de seus voos.

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias