Aeroporto de Manaus ganha local de fotografia em frente ao pátio de aviões

Os apaixonados pela observação e fotografia aeronáutica no Brasil costumam sofrer ao verem aeroportos do mundo inteiro com lugares especificamente feitos para fornecerem ótimas ângulos de visão de pátios e pistas, enquanto por aqui os antigos locais que permitiam a prática foram sendo eliminados ao longo do tempo.

Atualmente, no entanto, um movimento no sentido contrário começa a acontecer em nosso país. Aeroportos concedidos a administrações privadas estão ganhando áreas de observação, e, no caso mais recente envolvendo a própria administradora pública de aeroportos Infraero, Manaus está ganhando um ponto dedicado aos “plane spotters”, como são chamados os observadores e fotógrafos de aviões.

A Infraero deu uma atenção especial à requisição dos spotters e está quase finalizando a construção de uma plataforma em frente à parte central do pátio do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, alta o suficiente para permitir uma visão tanto dessa região do pátio quanto dos aviões taxiando e decolando ao fundo.

A imagem a seguir mostra, em uma marca vermelha, o ponto onde foi construída a plataforma. Logo abaixo da imagem, você vê também um vídeo publicado pelo canal “Bizjet Man” no YouTube, no qual é possível acompanhar a visão que se terá a partir do local quando ele for inaugurado:

Em vermelho, o local onde fica a plataforma – Imagem: Google Maps, via FlightRadar24

A imagem a seguir mostra como ficou a fotografia feita de cima da plataforma, conforme cena vista no vídeo acima:

Diante dessa interessante novidade no Aeroporto de Manaus, esperamos que esse movimento continue a se espalhar pelas administrações de mais aeroportos brasileiros, para que mais pessoas tenham a oportunidade de aproveitar um bom lugar de fotografia e observação de aeronaves.

A título de curiosidade, a seguir veja um vídeo produzido pelo Aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, quando inaugurou duas novas plataformas de spotting no local em 2018:

Também te convidamos a conferir como é a área de observação do aeroporto do Zurique, na Suíça, que conta até com atividades para crianças se distraírem. O deck foi utilizado pela companhia Helvetic Airways para receber visitantes que quisessem acompanhar o recebimento de seu primeiro Embraer 195-E2, entregue no mês passado.

Para ver as imagens, você pode clicar aqui ou no título a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo